[SEXTA DA PIPOCA] A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS

Direção: Brian Percival
Gênero: Drama
Duração: 131 minutos
Estreia: 31/01/2014
Classificação: quatro estrelas (mais como esse)

Durante a Segunda Guerra Mundial, uma jovem garota chamada Liesel Meminger sobrevive fora de Munique através dos livros que ela rouba. Ajudada por seu pai adotivo, ela aprende a ler e partilhar livros com seus vizinhos, incluindo um homem judeu que vive na clandestinidade.

Esse filme me surpreendeu. E muito. Confesso que pensei que seria mais uma daquelas adaptações lixosas (à exemplo de Percy Jackson e o Ladrão de Raios, sem ofensas). Mas não. O filme conseguiu traduzir com precisão a essência do livro. É claro que tiveram umas partes ou outras que foram omitidas, mas nada que fosse de grande importância.

Como todos sabem, o filme tem como cenário a Segunda Guerra Mundial (anexo a isso, tem também o nazismo e etc.) e nos mostra a história de Liesel Meminger (Sophie Nélisse), que foi separada de sua mãe e enviada para morar com Hans (Geoffrey Rush) e Rosa Hubermann (Emily Watson).

Achei bem legal o fato de a morte se mostrar mais uma observadora do que uma narradora, intervindo somente quando lhe era conveniente. Não que eu não aprecie sua narração e sua presença; muito pelo contrário: eu a adoro! Mas esta mudança foi uma das que eu nem contestei, pois sabia o que Brian Percival (diretor da série Downton Abbey) estava fazendo: focando mais nas aventuras de Liesel ao lado de Rudy (e podemos até dizer que de Max também) do que na narração em si. 

Há quem diga que faltou naturalidade no filme, que tudo foi mecânico; que Geoffrey Rush (Piratas do Caribe, O Discurso do Rei, Contos Proibidos do Marquês de Sade) e Emily Watson (Anna Karenina, Cavalo de Guerra) foram rebaixados abaixo de seu talento. Mas não. Eu não acho isso. O filme teve sim uma ótima pitada de naturalidade e Geoffrey e Emily não foram rebaixados a lixo atuando neste filme; ele serviu para mostrar o quão flexíveis eles são. Um ponto para eles! 

Sempre quando vejo resenhas de filmes/séries, tem que ter um comentário desse estilo: Ah, mas o livro é mil vezes melhor! Mas não  é que os filmes sejam piores que os livros, apenas são artes diferentes. A literatura é mais ampla, devido ao fato de o limite ser nossa imaginação. Já no cinema, tem sempre um limite. Eles não podem ler mentes para saber como cada pessoa vai querer ver o filme/série. Esse é o charme do cinema. Às vezes, até acho que a comparação seja injusta. Cada obra tem sua importância. Cada qual tem seu próprio valor... 

Enfim, no filme só senti falta de uma coisa: os pesadelos de Liesel. Eles não foram muito presentes (se é que compareceram às filmagens). Esse foi um dos fatores que me fez tirar uma estrela deste filme. O outro fator foi a duração da obra; achei-a muito breve (rs). 

Aqui no Brasil, só iremos ver A Menina que Roubava Livros (oficialmente) no dia 31 de janeiro. Por enquanto, mate sua vontade vendo o trailer:

Escrito por Amanda Braga

6 comentários:

  1. *o* Estou doida para ver esse filme, mas aqui onde moro só estreia dia 31. E ainda não reli o livro.. Vai ser o próximo xD
    Realmente muito bom saber que é uma boa adaptação!

    E, indiquei você para a tag 10 perguntas literárias lá no blogue =D

    Beijo :*
    www.tainahrodrigues.com
    fantasiandocomoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Assim: pelo menos eu achei uma boa adaptação. Às vezes, as opiniões divergem. Mas pode ser que a sua seja a mesma da minha. Também ainda não reli, ele é o próximo da minha lista.
    Aaaah, obrigada pela indicação, vou já dar uma olhadinha!!

    Bjs~

    Amanda B.

    ResponderExcluir
  3. Estou bem curiosa em relação a esse filme porém faz muuuuito tempo que li o livro e to achando que vou acabar deixando pra ver em casa depois que reler ahahah

    Ps. desulpe a ausência nos comentários, eu estava viajando :/

    Beijos
    Débora - Clube das 6
    http://www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto ao filme: eu também quero assistir só depois de reler, mas tempo que é bom...
      Quanto aos comentários: tá tudo bem, não se preocupe ;)
      Até mais~

      Otávio Braga

      Excluir
  4. Quero muito ver esse filme nos cinemas, mas aonde mora é quase impossível de vim, infelizmente ;(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui nem tem cinema kkkkkkkkkkkkk O cinema daqui tá em reforma faz uns 3 anos, mais ou menos. Alguns dizem que irá re-inaugurar esse ano, mas duvido muito haha

      Amanda B.

      Excluir