[RESENHA] EXTRAORDINÁRIO

Autora: R. J. Palacio
Nº de Páginas: 320
Editora: Intrínseca
Classificação: cinco estrelas (mais como esse)
August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.
“Extraordinário” é um livro que ultrapassa as expectativas e não é “extraordinário” só no nome. Ele por completo é extraordinário. A capa, a narrativa, Auggie, os personagens, a lição, tudo é extraordinário.
O romance de RJ Palacio é narrado a partir do ponto de vista de August, alguns amigos e familiares, que mostram as dificuldades que ele possui para poder moldar-se à sociedade, o que nos permite fazer uma sondagem mais elaborada de cada personagem, podemos ver seus sentimentos acerca daquilo que vem se passando. Imagine o quão interessante é conhecer os dois lados da mesma moeda, e é isso que Palacio nos proporciona.
É perceptível que esta narrativa tem uma forte mensagem anti-bullying, o que é cabível aos dias de hoje, pois estamos em um mundo onde o bullying está presente em todas as camadas sociais.
Agora, falemos da estética do livro. Acredito que a capa é o recurso utilizado (na maioria das vezes) como isca para atrair os leitores, para que este busque conhecer o enredo daquela capa tão chamativa (é claro que há exceções). E foi assim comigo e Extraordinário: eu estava olhando os lançamentos, quando me dei de cara com ele e aí que meu relacionamento com RJ Palacio começou, e acabou dois dias depois (que dias maravilhosos aqueles). Quando acabei minha leitura, tomei um choque de realidade, e demorei um pouco para me acostumar com o nosso término (trágico...).
(*pensando* não sei mais o que falar)
O livro é ótimo, recomendo a todos, tem um ensinamento que devíamos utilizar em nossa vida. Nota dez.
 Escrito por Otávio Braga

Um comentário:

  1. O livro realmente faz jus ao título: é extraordinário. Uma leitura agradável, leve, contagiante. E a lição que nos deixa é o mais encantador de tudo. Bjus.

    ResponderExcluir