[RESENHA] GAROTAS DE VIDRO

Autor: Laurie Halse Andersen
Nº de Páginas: 272
Editora: Novo Conceito
Classificação: cinco estrelas (mais como esse)
Lia está doente e sua obsessão pela magreza a deixa cada vez mais confusa entre a realidade e a mentira. Mas ela perde totalmente o controle quando recebe a notícia de que sua melhor amiga, Cassie, morreu sozinha em um quarto de motel. E o pior: Cassie ligou para Lia 33 vezes antes de morrer. O que começou como uma aposta entre duas amigas para ver quem ficaria mais magra tornou-se o maior pesadelo de duas adolescentes reféns de seus próprios corpos. Ao negar seu problema, Lia impõe a si mesma um regime cruel em que contar calorias não é o bastante. Ao omitir seu desespero, apela ao autoflagelo numa tentativa premeditada de aliviar seus tormentos. Seus pais e sua madrasta tentam ajudá-la a qualquer custo, mas nem mesmo sua doce irmã, Emma, consegue fazer com que Lia pare de se destruir. Agora, Lia precisa encontrar um modo de lidar com todos os seus fantasmas, e a morte de Cassie é um deles. Garotas de Vidro é uma história intoxicante sobre a autorrepugnância e a busca pela identidade. Neste livro, Laurie Halse Anderson aborda de modo realista a dolorosa condição de jovens que sofrem de transtornos alimentares e sua complicada relação com o espelho e consigo mesmos.

Não é legal quando uma garota morre.
página 5

Nada de resuminho feito por mim. Não, só uma palavra define esse livro: verdadeiro.

Sabe quando você pega um livro, assim pra nada, sem estar ansioso pra ler ou realmente interessado? Pois é, com Garotas de Vidro foi assim. Eu só li ele por que saiu no sorteio (sim, eu sorteio o nome pra saber qual livro eu vou ler em seguida), então obviamente eu não estava dando nada por esse livro.

Eu sei que sou eu, mas não sou eu, não de verdade. Não sei como sou. Não consigo lembrar como é que a gente faz pra parecer alguma coisa.
página 84

Ainda mais porque ele foi empurrado pra que eu lesse/resenhasse, pra começo de conversa: ele nem é meu! :(

Enfim, agora vamos babar o livro (hahaha)
É sério, esse livro tem alguma macumba coisa que realmente conseguiu me prender. Eu só não li em um dia por que eu sabia que ia acontecer o que aconteceu. Não, ninguém morreu. Além da Cassie, é claro (ela já começa morta, então não conta). O que aconteceu mesmo foi que eu chorei erguei as mãos e dai glória a Deus, o que, só pra deixar bem claro: NUNCA ACONTECEU NA MINHA VIDA em leitura de livros.
Laurie me surpreendeu. Ela tem tamanha veracidade nas palavras e ao mesmo tempo uma ficção tão estranha que você não entende nada. Isso te choca, e você fica se perguntando se quem escreveu o livro foi mesmo ela ou a própria Lia porque fica meio estranho o negócio. Acho que quando a maioria lê a sinopse do livro fica com aquele negócio de: "Ah não! Mais uma menina obsessiva que coloca toda a culpa nos padrões, na moda e blá, blá,blá..."
Cale a sua boca se você pensa nisso. Por favor. Apenas. 
Cale. Sua. Boca.
Quero dormir e não acordar, mas não quero morrer
página 197
Lia sofre de anorexia nervosa e Carrie de bulimia nervosa. Ou seja: as duas estão cavando suas próprias covas, até que a de Cassie é finalizada e ela realmente vai parar lá (mas, cá entre nós, ela foi por querer). E esse foi um dos motivos pelo qual eu amei esse livro: ele não mostra as garotas geladas (metáfora usada pela autora para se referir à garotas com distúrbios alimentares) como pobres coitadas, que são assim porque sofrem bullying (exatamente como as pessoas pensam ao ler a sinopse), mas retrata o verdadeiro lado dos distúrbios.
- [...] Você devia ter pedido ajuda.
A neve se agita ao redor dela e começa a girar em um rodamoinho que sobe até o teto.
- Eu tentei - As chamas nos olhos dela queimam minhas bochechas. - Você não atendeu o celular."
página 191
E isso é meio doloroso. Tipo, muito doloroso, pois você vê a verdade. Vê que aquilo, ao menos com a Lia, não é por ela querer, e sim porque seu cérebro quer aquilo. Não foram as páginas de revistas que a fizeram correr atrás dos seus 32,5 kg, mas sua mente ao ver Cassie recorrendo àquilo.
O livro deixa você marcado. Cara, acho que um dos motivos pelos quais eu chorei foi porque aquilo não é nada mais do que a pura verdade. É o que acontece, e não o romance entre duas pessoas que "sofrem" e depois saem por aí andando em um campinho de flores de mãos dadas com um “felizes para sempre” subentendido. NÃO. Nesse livro, sofrer recebe um novo significado.
Todo mundo tem medo de falar sobre aquilo que nos observa fixamente da escuridão
página 21
Você vê o que nunca quis ver. Você vê tudo para que antes você vendou os olhos durante um bom tempo, taxando bulímicas e anoréxicas de problemáticas. Você vê o verdadeiro lado da história. E foi nesse quesito que o livro me tocou.
(e muito, a ponto de depois de ler eu chorar só de ver a capa. Pois é, foi sério.)
Eu posso dizer que Garotas de Vidro, aproveitando pra falar também que faltam apenas 2 semanas pro ano ir embora, foi A MELHOR LEITURA DO ANO. Então, me faz um favor? Lê esse livro, tá?
É isso. 5 estrelas com muito amor. E segue agora um dos meus quotes favoritos do livro, mais especificamente da Lia:
Eu fecho a janela.
Eu queria ter câncer.
Vou queimar no inferno por isso, com certeza
página 30

 Escrito por Bárbara Lacerda

8 comentários:

  1. Adorei a resenha e sou louco pra ler esse livro! Fiquei preocupado já que você disse que nunca chorou lendo e chorou com esse livro... eu provavelmente vou desidratar hehe.

    http://compulsivebookaholic.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha pois Matheus, leia tomando BASTANTE água, por que eu chorei MUITO. Eu mesma quase desidratei, mas o pior é quando você acaba de ler e vê a capa do livro (Chora*chora*chora*). Mais o livro é sensacional, a estória é envolvente e muito, mais muitos boa. Leia mesmo, é muito bom.
      Que bom que gostou da resenha :)
      Valeu, Beijos :*

      Excluir
  2. Esse livro... Me deixou com uma baita confusão de sentimentos! Simplesmente Perfeito! Fiquei tão triste com a estória que acabei chorando...

    http://espacobook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Blogger Bárbara Luna disse...
      Bem isso Pedro, eu não sabia se eu ficava feliz pelo final, se eu ficava triste pelo que ela passou, se eu ficava feliz pela mãe dela... acabei chorando litros e com crise existencial por um motivo desconhecido. Acho que o fato emocionante mesmo é que a Laurie passa toda a verdade de modo seco, doloroso. É impressionante.
      Eu não chorei, quê isso? Não, não, não. Só tive um tsunami invadindo meus olhos e eu não consegui parar ele nem com um decreto hahaha
      Valeu pelo comentário. :)

      Excluir
  3. Engracado, 2 pessoas do Clube leram o livro e adoraram!
    Eu particularmente só gostei da capa, mas não compraria o livro de jeito nenhum..Não é uma história que me atrai muito não...
    Beijos
    Gio - Clube das 6

    www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
  4. Todo mundo está falando desse livro, principalmente pelo tema principal não ser tão comum assim nas histórias... Não sei se compraria agora, mas no futuro quero muito ler!

    Doce, comecei meu blog há pouco tempo e ainda estou me inteirando nesse universo... Poderia ajudar visitando e/ou divulgando o blog? E, se puder e quiser, diga lá o que achou e no que eu ainda preciso melhorar... Sua opinião é muito importante! Obrigada desde já.

    Pré-Escrito (clique)

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho esse livro já a um bom tempo,mas ainda não me interessei em lelo.
    Mas com uma resenha dessa acho que vou dar uma chance.
    Adorei o blog e já o estou seguindo.

    http://www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir