[RESENHA] QUEBRA DE CONFIANÇA

Autor: Harlan Coben
Nº de Páginas: 272
Editora: Arqueiro
Classificação: quatro estrelas (mais como esse)
No primeiro caso de Myron Bolitar, Harlan Coben nos faz mergulhar na indústria do sexo e nos negócios escusos por trás da contratação de grandes atletas. Este é um momento importante na carreira de Myron Bolitar. Depois de agenciar alguns atletas pouco conhecidos, ele agora é o empresário de Christian Steele, a maior promessa do futebol americano de todos os tempos. Talentoso, bonito, centrado e carismático, tudo indica que o rapaz também poderá arrematar milhões em contratos de publicidade.Mas, ao mesmo tempo que vive o auge na carreira, Christian enfrenta um drama na vida pessoal. Um ano e meio atrás, sua noiva, Kathy Culver, desapareceu subitamente e, exceto pelos fortes indícios de que tenha sofrido uma agressão sexual, a polícia não conseguiu descobrir nada sobre sua última noite no campus da Universidade Reston.Prestes a ser contratado em uma negociação que pode ser a maior de todos os tempos em sua categoria, Christian recebe o exemplar de uma revista que traz a foto de Kathy em um anúncio de disque sexo. Além disso, o caso acaba de ganhar mais um ingrediente de terror: três dias atrás, Adam Culver, pai dela, foi morto em um assalto bastante suspeito.Agora, com a ajuda de Win, seu melhor amigo, Myron tentará impedir que as notícias sobre a ex-noiva de Christian atrapalhem a carreira do rapaz e irá em busca da verdade – doa a quem doer.

Kathy Culver é uma típica universitária, líder de torcida, que namora o melhor jogador do time, Christian Steele... na verdade, era. Já que faz muito tempo que ela está desaparecida. Mas será que ela ainda está viva? Ou morrera faz tempo?
Myron Bolitar: o nome pode soar estranho, mas ele foi um dos melhores jogadores de basquete, (antes que sofresse um acidente) e agora ele é um empresário de atletas em início de carreira, assim como Christian Steele
E você me pergunta: o que uma coisa tem haver com a outra? (além de Myron ser o empresário de Christian, e este ter sido o namorado de Kathy
Bem, eu responderei: Myron Bolitar é um ex-“federal”, e ele tinha namorado à Jessica Culver (irmã de Kathy). Ou seja, a relação entre Bolitar e "os Culver" já é bem antiga (e ele ainda sente algo pela Jessica). E é por isso que Jessica vai até ele e pede para que ele investigue o desaparecimento da irmã e a morte do pai (ah, esqueci de avisar: o pai delas morre em um “assalto”). 
Será que o “irresistível” Myron será capaz de desvendar todos estes mistérios? 

Meu primeiro contato com Harlan Coben se deu com minha “tentativa” de leitura de Não Conte a Ninguém. Na época, eu não gostei nem um pouco da escrita e da narrativa de Coben, e isso fez com que eu ficasse com um certo receio em lê-lo novamente (na verdade, eu nunca pensei que o leria novamente). Mas aí recebi um e-mail do Clube das 6 perguntando se eu queria participar de um Book Tour de, adivinha, um livro de Harlan
Os mortos estavam mortos. Quando se mora com um legista, você acaba entendendo como os mortos são inúteis. Estão mortos e enterrados.
página 32
Eu gostei muito mesmo desse livro, ainda mantenho minha opinião sobre a narrativa de Coben: não é algo agradável, chega até a ser... desconfortante (?). Porém eu louvo muito o modo como o autor cria as personagens. Por exemplo: o Myron e o Win (amigo de Myron) são personagens que esbanjam simpatia até para quem está lendo. São engraçados, sarcásticos, tem um bom senso de humor e você se sente bem quando lê sobre eles. 
Outro aspecto que eu gostei no livro foi o “apelo político” (ou tem algum nome melhor?) onde o leitor se vê dentro do mundo da “máfia” das contratações de atletas ou até mesmo, dentro do mundo do sexo. 
A editora responsável pela “série” de livros com o Bolitar é a Sextante, que faz um bom trabalho com a diagramação e tradução, mas em nenhuma das capas escolhidas pela editora para estamparem os livros de Coben, eu encontro a sensação de “conforto”. Elas não me chamam atenção. Nem faz com que você tenha vontade de ler o livro, mas depois que você se acostuma, elas se tornam meio que “bonitas”. 
Kathy estaria morta num poço em algum lugar? Enterrada sob o mato rasteiro na floresta? Um esqueleto roído por animais e habitado por larvas? [...]
Ou ainda estaria viva?
Aquela dúvida eterna.
página 32
Acho que as meninas do Clube das 6 devem estar com um sentimento de “dever cumprido” porque eu gostei bastante de ler (eu gostei de ler, mas não gosto da narração. Vai entender!) e quero ler outros do autor (alguém tem alguma recomendação?).
Escrito por Otávio Braga

6 comentários:

  1. AMEI AMEI AMEI AMEI a resenha!
    E dever mais que cumprido de você ter gostado!!!!!
    Acho que você era um dos que eu mais queria que gostasse, ahha
    Beijos
    Gio
    www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adorei o blog! Seguindo, claro!
    Beijos,
    Isabelle
    http://www.verbosdiversos.com/2013/12/sorteio-akelon-marcadores.html

    ResponderExcluir
  3. Awn logo logo chega minha vez de ler o livro o/
    Nunca li nada do autor e espero gostar

    Beijos, Thaynara
    http://livroscombolinhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Puxa, sério que não gostou de Não Conte a Ninguém? =/ Mas gosto de Coben, e te entendo, eu até hoje não li nenhum dele que não gostei, a maioria gostei bastante, mas não adoro ele mesmo. O melhor dele pra mim é Confie em Mim, foi o primeiro que li e o que mais gostei dos 4 que li dele.

    Quebra de Confiança gostei bastante (na verdade, no momento tá uma resenha dele lá no blog, por isso vim nessa, ver se nossas opiniões combinavam, rs). Só aquele final que me decepcionou muito.

    Té mais...
    http://bmelo42.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir