[RESENHA] CIDADE DOS OSSOS

Autora: Cassandra Clare
Nº de Páginas: 362
Editora: Galera Record
Classificação: quatro estrelas (mais como esse)
Um mundo oculto está prestes a ser revelado... Quando a jovem Clary decide ir para Nova York se divertir numa discoteca, ela nuca poderia imaginar que testemunharia um assassinato - muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece no ar e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer... Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria.

O livro relata a história de Clarissa Fray, uma adolescente comum até o momento em que ela conhece Jace Wayland em uma balada. O problema é que Clary pode ver coisas que as outras pessoas não podem, como por exemplo: o próprio Jace, e o assassinato que ele cometera naquela mesma balada.
Um novo encontro com Jace faz com que ela descubra a verdade sobre ele e um mundo que até então era desconhecido para ela: o mundo das sombras. O sequestro da mãe de Clary faz com que ela entre de cabeça nesse mundo e faça de tudo para salvá-la, com a ajuda de Jace e outros caçadores de sombras.
Talvez lutar com demônios, vampiros e outros seres do submundo não seja uma tarefa pra qualquer um (e decerto não é), mas essa experiência ajudou Clary em uma busca que ela já fazia há anos: a de quem ela realmente era.
É uma história empolgante e recheada de ação aventura e algumas pitadas de romance. Decerto uma boa história. Apenas algumas coisas me incomodaram, como por exemplo: a forma de escrita da Cassandra, a narração e a maneira como a história foi construída. É uma ótima história, mas um tanto mal escrita. Em alguns momentos, parece que a autora apenas "vomitou" os fatos na história. Porém, apesar de tudo isso, possui uma leitura leve e agradável.
Apesar dos pesares, a história me prendeu bastante, tanto que eu li o livro em dois dias, o que eu acho que é o meu recorde. Pelo que eu pude perceber com o primeiro livro, esta é uma ótima saga (e realmente deve ser, já que o sexto livro já tem lançamento marcado pra o ano que vem, o que não me admira, pois eu acho que a história tem um fôlego literário que permite isso).
Os personagens também são todos excelentes. Todos conseguem cativar,e, em especial, é claro: o Jace. Gostei de como as reviravoltas foram abordadas ao longo da história: de uma maneira sutil e surpreendente. Gostei também de como certos clichês foram mantidos e outros retirados da história.
Com relação ao romance: não é muito presente (afinal, caçadores de demônios não devem ter muito tempo pra isso), o que me agrada muito. Não só isso, mas a maneira como ele foi construído me agrada bastante.
Com relação ao Jace: duvido você não se apaixonar (exceto se for homem - ou não, haha), pois ele é sarcasticamente sexy, fofamente arrogante… enfim, ele é perfeito!
Escrito por Stephanie Freire

4 comentários:

  1. Gosto muito desse livro e da trilogia inicial, mas admito que o quarto foi uma decepção e, apesar de estar na minha estante, ainda não li o quinto.

    Ainda, assim a trilogia inicial é excelente e esse é ótimo. Realmente tem um clichê ali que eu não esperava (a descoberta no fim sobre Jace e Clary) e que foi uma atormentação danada até o fim do terceiro livro pois eu não fazia ideia se eu queria que fosse verdade ou não.

    Vejo muita gente criticando a escrita de Clare mas eu gosto, assim, não é sensacional, mas consegue ser ágil apesar dos pesares.

    Enfim, adorei a resenha

    Té mais...
    http://bmelo42.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna leia o 5, vai te deixar louca para ler o 6.

      Excluir
  2. TMI é uma das minha séries preferidas, a história só vai melhorando com o passar dos volumes, é perceptível o amadurecimento da escrita da Cassandra.

    Estou mega ansioso pelo 6 e último livro dessa série, e mais ansioso ainda com a próxima série que ela vai lançar.

    ResponderExcluir
  3. Vi o filme e gostei bastante! Aliás, assisti duas vezes haahha na primeira vez não percebi a cena que diz que os dois não eram irmãos e fiquei totalmente em choque!!!
    Gostei, mas não tanto ao ponto de me fazer querer ler o livro, já que tenho outras séries como prioridade :)
    Ótima resenha!

    Beijos
    Débora - Clube das 6

    ResponderExcluir