[RESENHA] TODO DIA

Autor: David Levithan
Nº de Páginas: 280
Editora: Galera Record
Classificação: quatro estrelas (mais como esse)
Neste novo romance, David Levithan leva a criatividade a outro patamar. Seu protagonista, A, acorda todo dia em um corpo diferente. Não importa o lugar, o gênero ou a personalidade, A precisa se adaptar ao novo corpo, mesmo que só por um dia. Depois de 16 anos vivendo assim, A já aprendeu a seguir as próprias regras: nunca interferir, nem se envolver. Até que uma manhã acorda no corpo de Justin e conhece sua namorada, Rhiannon. A partir desse momento, todas as suas prioridades mudam, e, conforme se envolvem mais, lutando para se reencontrar a cada 24 horas, A e Rhiannon precisam questionar tudo em nome do amor.
Todo dia uma nova vida. Todo dia uma pessoa diferente. Todo dia a paixão pela mesma garota.
contracapa 

O livro Todo Dia, do autor David Levithan, narra a história de A, um “garoto” que todo dia acorda em um corpo diferente e tem de se acostumar com a vida da pessoa a qual pertence esse corpo. Certo dia, A acorda no corpo de Justin, um cara super bad boy e que ignora a namorada, Rhiannon, a garota por quem A se apaixona. A partir desse dia, A foge de todos os seus princípios de “nunca mexer no contexto de uma vida” e luta para todos os dias reencontrar Rhiannon e fazer com que ela se apaixonar por ele. 


Todo Dia foi uma das melhores leituras do ano (com toda a certeza), mas digamos que assim como Amanda, tenho uma aversão a certos tipos de finais: finais de contos (aqueles finais em "aberto"). 

Tipo, você deve achar que isso é besteira e tal, mas tente passar meses atrás de um livro e quando finalmente conseguir o final ser totalmente TOTALMENTE diferente do que você pensava. Vai por mim, não é nem um pouco legal. 
Apesar de tudo, David Levithan me surpreendeu. Nunca havia lido nada do autor e essa foi a primeira de muitas que estão por vir. A escrita dele é leve, daquele tipo que você não consegue parar de ler. Então se você for do tipo de fazer meta de tantos capítulos por dia, esqueça. Neste livro é impossível. 
David meio (meio não) ele realmente filosofa nesse livro, joga verdades na sua cara e faz com que você pare e pense
No quesito de ser um livro-pra-mexar-com-seu-psicólogico, Todo Dia me remeteu bastante a Quem é você, Alasca? (a minha leitura anterior). Então, se você se apaixonou por Quem é você, Alasca? vai amar Todo Dia.
O ponto alto do livro é o ponto central, ou seja, a troca de corpos, e não o "romance" entre A e Rhiannon, como esperado. O modo como o autor traz em todo capítulo um personagem novo (e isso não é enfadonho) é mesmo surpreendente e admirável, pois David desenvolveu um talento ao criar descrições para mais de 40 personagens. 
Essa foi uma leitura ótima, e se não fosse pelo final, levaria belas 5 estrelinhas. 
Em suma, Todo Dia realmente é excelente: David construiu uma trama envolvente e totalmente inovadora. Em certo ponto da história, a trama dá a sensação de que o enredo toma um percurso totalmente diferente do proposto, mas não se preocupe, pois não tem nada com aliens ou coisas do tipo. 
Tenho certeza de que, no inicio, acreditei que fosse apenas o modo como a vida de todo mundo funcionava. [...] E quando eu era pequeno, pensava que era um tipo de jogo, e minha mente aprendeu a acessar, sabe, a examinar naturalmente as memórias do corpo em que estava. [...] Só com 4 ou 5 anos é que comecei a perceber que era diferente, e com 9 ou 10 descobri que realmente queria que aquilo parasse.
página 92
Escrito por Bárbara Lacerda 

4 comentários:

  1. Super interessante esse livro, e achei diferente essa paradinha da troca dos corpos, tinha me interessado pelo livro, mas confesso que não tinha parado pra ler nenhuma resenha que me indicasse se o livro era realmente bom ou não.
    Gostei, vou colocar na lista.
    Parabéns pela resenha Bárbara!
    Bjs bjs bsj Mih Paradise Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coloque, o livro é ótimo! Tirando o fato do final como falei.
      A troca de corpos foi mesmo uma proposta inovadora do David e me surpreendi por não ter me assustado, nem ter ficado solto no livro. Foi surpreendente, David foi show
      Obrigada pelo comentário "

      Excluir
  2. Nunca havia parado para ler uma resenha de Todo Dia , apesar de ler vários comentários ótimos.
    Cara porque eu ainda não comprei ele? :o
    deve ser muito bom.
    Amei a resenha
    Beijos, Thaynara
    http://livroscombolinhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, te faço a mesma pergunta; POR QUE VOCÊ AINDA NÃO COMPROU????
      É ótimo eu te garanto, realmente é muito bom, você não vai se arrepender.
      Obrigada pelo comentário.

      Excluir