[RESENHA] A ASCENSÃO DO GOVERNADOR

Autores: Robert Kirkman e Jay Bonansinga
Nº de Páginas: 361
Editora: Galera Record
Classificação: cinco estrelas (mais como esse)
No universo de The Walking Dead não existe vilão maior do que o Governador, o déspota que comanda a cidade de Woodbury. Eleito pela revista americana Wizard como "Vilão do ano", ele é o personagem mais controvertido em um mundo dominado por mortos-vivos. Neste romance os fãs irão descobrir como ele se tornou esse homem e qual a origem de suas atitudes extremas. Para isso, é preciso conhecer a história de Phillip Blake, sua filha Penny e seu irmão Brian que, com outros dois amigos, irão cruzar cidades desoladas pelo apocalipse zumbi em busca da salvação. Originalmente, The Walking Dead é uma série de quadrinhos publicada desde 2003 e vencedora do Eisner Award. Em 2010, os quadrinhos foram adaptados para o seriado homônimo The Walking Dead já bateu diversos recordes de audiência nos Estados Unidos e foi finalista em várias categorias no 68º Golden Globe Awards, incluindo Melhor Série Dramática de TV.
Quem acompanha The Walking Dead, bem sabe que o Governador é um personagem bem misterioso, mas você já parou para pensar o porquê de ele ser assim?
Meio que lendo nossos pensamentos, o Robert Kirkman (criador dos quadrinhos de The Walking Dead) e o Jay Bonansinga (um avulso aí), fizeram uma série de livros que foca somente na história do Governador, desde sua ascensão até sua queda.
O primeiro livro da série recebeu o nome de A Ascensão do Governador e, já não bastasse o nome auto-explicativo, eu digo: este primeiro livro vai trabalhar as causas que influenciaram o Governador a se tornar quem ele é.

A obra vai mostrar a história de um grupo de sobreviventes, mais precisamente: Philip, Brian e Penny Blake, e ainda Bobby Marsh e o Nick, tentando permanecer vivos após o acontecimento de um apocalipse zumbi.
Muito mais do que um livro de “terror”, A Ascensão do Governador é um livro que se importa mais com o psicológico em si, com todas as transformações que vêm acontecendo no âmago psíquico das personagens.

Ao contrário de muita gente que criticou toda a dinâmica do livro, eu considerei que esta foi uma obra muito bem pensada e elaborada.

Não estou negando que houve algumas repetições de termos ou que em alguns momentos a narrativa ficava bem mais arrastada, e sim dizendo que o livro veio mais a acrescentar do que subtrair.

Principalmente quando temos conhecimento dos três campos que o universo de The Walking Dead abarca (a série, os livros e os quadrinhos), porque a narrativa trazida pelos autores se encaixa tanto com os quadrinhos (conforme vemos na edição dois, do segundo volume, Caminhos Trilhados) como com a adaptação televisiva (da mesma maneira que vemos no episódio “Live Bait”, sexto episódio da quarta temporada).

Sem mais delongas, A Ascensão do Governador tem como seus pontos positivos: a complementação ao universo de The Walking Dead; os dramas pessoais interpessoais dos personagens, que ao longo da narrativa têm um papel importante – que é o de realizar transformações na essência dos nossos "heróis"; o modo “cru” com que os autores tratam as tragédias; e, por fim, ao desfecho inacreditável que temos no livro.
Os pontos negativos do livro ficam a cargo dos elementos citados mais acima.
A editora responsável pela publicação da série de quatro livros (no total) aqui no Brasil é a Galera Record. A edição brasileira não divergiu muito da americana e o "único" problema com a nossa edição se dá na impressão, já que algumas letras saíram meio apagadas.
Apesar de toda carga negativa que A Ascensão do Governador "ganhou" após seu lançamento no mercado literário, eu ainda o concedo a classificação de cinco estrelas (e não há ninguém no mundo que fará com que eu mude de opinião).
Escrito por Otávio Braga

29 comentários:

  1. Estou a muito tempo querendo ler este livro, espero ter sorte...Participando!!

    ResponderExcluir
  2. Participando o/ espero ganhar :D

    Beijos, Thaynara
    http://livroscombolinhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Participando o/ Nunca li algo do gênero, talvez seja bom dar uma chance.

    http://www.maisquelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, dê uma chance hahhahahahahahaahhah
      Boa Sorte!

      Excluir
  4. vou participar, ja li o livro, mas emprestei ele e a pessoa nao me devolveu... triste demais né... :(

    ResponderExcluir
  5. Não tem coisa pior do que alguém sequestrar seu livro..

    ResponderExcluir
  6. Insanamente louca pra ler este livro!! A série é demais e o livro tem cara de ser também!!! Valeu pela oportunidade!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Eu já li o livro,e ele é muito bom. Vou participar porque li emprestado de um amigo. As reviravoltas que o livro dá são ótimas. Sou fã de TWD, e e um livro com o universo da série, e ainda mais contando a ascensão do governador, não poderia ser ruim, e não foi mesmo. Aquele final foi de matar qualquer um.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Alexandre \o/ Quem imaginaria aquilo?
      Enfim, Boa Sorte!

      Excluir
  8. Participando, porém não tenho blog do google :-| Boa sorte a todos.
    Keven

    ResponderExcluir
  9. Participando!

    Quero tanto ler esse livro!

    ResponderExcluir
  10. Adoro a série! Boa oportunidade!

    ResponderExcluir
  11. OBA!!!! Feliz demais!!!!!!!!!!!! Aguardando o email! Obrigada por este presentão de Natal!! :D:D:D

    ResponderExcluir