[RESENHA] TRONO DE VIDRO

Autora: Sarah J. Maas
Nº de Páginas: 392
Editora: Galera Record
Classificação: cinco estrelas (mais como esse)
Depois de cumprir um ano de trabalhos forçados nas minas de sal de Endovier por seus crimes, Celaena Sardothien, 18 anos, é arrastada diante do príncipe. Príncipe Dorian lhe oferece a liberdade sob uma condição: ela deve atuar como seu campeão em um concurso para encontrar o novo assassino real. Seus adversários são ladrões e assassinos, guerreiros de todo o império, cada um patrocinado por um membro do conselho do rei. Se ela vencer seus adversários em uma série de etapas eliminatórias servirá no reino durante três anos e em seguida terá sua liberdade concedida.Celaena acha suas sessões de treinamento com o capitão da guarda Westfall desafiadoras e exaustivas. Mas ela está entediada com a vida da corte. As coisas ficam um pouco mais interessantes quando o príncipe começa a mostrar interesse por ela... Mas é o rude capitão Westfall que parece entendê-la melhor.Então um dos outros concorrentes aparece morto rapidamente seguido por outros... Pode Celaena descobrir quem é o assassino antes que ela se torne a nova vítima? A medida que a investigação da jovem assassina se desenrola a busca por respostas a leva descobrir um destino maior do que ela jamais poderia ter imaginado.
Celaena Sardothien. Todos temem este nome, pois esta é como se chama a maior assassina (de todos os tempos) do reino de Adarlan. Ser a assassina mais famosa de um reino não é uma coisa tão boa quanto vocês acreditam que seja, pois Celaena foi traída, não se sabe por quem, e isso a fez passar um período quase que eterno como escrava, nas minas de Endovier

Um dia, porém, Celaena é “solicitada” por nada mais, nada menos, que Dorian, o príncipe herdeiro do trono de Adarlan. E o que ele queria com uma assassina? Ele queria que ela se tornasse sua campeã em um jogo de vida ou morte, valendo sua liberdade. 
Em um primeiro momento, Celaena sente-se “enojada” por ter que trabalhar para a família real e, principalmente, para o rei, mas ela não sabia se conseguiria aguentar mais um dia em Endovier. Sem ter mais do que uma opção, ela aceita. 
Chegando lá, no tenebroso castelo de vidro, ela começa a ser treinada pelo capitão Chaol, para que ela possa recuperar a boa-forma de antes e vencer ao torneio. Já não bastasse toda a pressão para que Sardothien ganhasse a competição, começam a acontecer várias e várias coisas bem misteriosas, como os estranhos assassinatos dos outros competidores por um ser incógnito e cruel. 
Romance. Ação. Mistérios. Aventuras. É isto, e muito mais, que Trono de Vidro lhe reserva. 

Ela poderia recuperar a liberdade. Liberdade. Celaena sentia o ar frio do mundo livre, a brisa que vinha das montanhas para levá-la embora. 

O primeiro ponto que gostaria de ressaltar acerca deste livro, é que a S. J. Maas tem uma criatividade enorme para desenvolver personagens e situações, o que torna o livro bem envolvente para o leitor. 
Celaena, por exemplo, é uma assassina cruel, inteligente, que não hesita na hora de atacar aos seus inimigos, mas lembre: ela só tem 18 anos, é uma garota, sensível, importa-se com sua roupa, com sua beleza. E todos estes fatos fizeram com que Celaena se tornasse uma das melhores protagonistas (senão, a melhor) de livros que já li em minha vida (i love you, Celaena <3). 
Ainda achei bem interessante o fato da Celaena ser uma assassina, algo nada convencional em meios literários, e que também levanta aquela questão (pelo menos em parte) tratada no blog Conversa Cult: “Se heróis matassem: Matar é vencer o mal?”. Vejamos: Celaena é uma assassina, não por opção (é mais por falta desta) e isso não quer dizer que ela seja uma vilã, e muito menos que ela resolva tudo com cabeças rolando (se você ler a matéria vai ver que terá ligação). 
E não são só os personagens de Trono de Vidro que são bem trabalhados e desenvolvidos, pois também o universo criado pela autora merece menções honrosas. Sarah fez um mundo único, com suas características, sua mitologia, suas regras, mas em nenhum momento eu pensei que este “universo” fosse “inacreditável”, pois a autora descreve-o com tanta intensidade e realidade que gera também uma comoção por parte dos leitores. 
Trono de Vidro é o primeiro de uma série de seis livros (segundo o Goodreads) e foi publicado, aqui no Brasil, pela editora Galera Record. 
Sarah escreve de uma maneira gostosa de ler, e a maneira como ela descreve os fatos é digna de prêmios. 
Por tudo isso, Trono de Vidro vai ficar com cinco estrelas e uma vaga garantida dentre os melhores livros do ano.
Escrito por Otávio Braga

9 comentários:

  1. Ouvi falar do livro, mas apesar da capa e do nome ele não tinha me chamado muito a atenção, mas agora... depois dessa resenha, como dizer não para um livro que é dito o melhor do ano (e o ano tá próximo do fim...). Bem legal a resenha, Otávio.

    Té mais...
    http://bmelo42.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o livro e se visse por aí provavelmente não leria, mas sua resenha realmente me chamou atenção, não precisou nem chegar na parte que cita o CC! HUAHUAH Eu adorei principalmente pela protagonista ser mulher e esse clima de história antiga. Vou até colocar na minha lista do amigo oculto!!!

    Muito obrigada pela citação e estou feliz que você tenha gostado. Adoro gente que se interessa por essas conversas :D

    ResponderExcluir
  3. Tá entre seus melhores livros do ano? Meu Deus, então deve ser bom mesmo! Não é um livro que me convence pela capa, mas a história parece ser boa mesmo, vou dar uma chance!

    http://alguns-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Já tinha ouvido falar muito desse livro, tanto é que algum da saga está no Goodreads Choice Awards... Mas nunca tinha nem lido a sinopse. Agora vi que parece ser bem legal. Adoro essas coisas de jogos, disputas e tal, além de que heroínas estão com tudo ultimamente. Espero conseguir lê-lo logo.

    http://maisquelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vote nele, haha, é o segundo livro que está na disputa (Crown of Midnight) e acho que quanto mais bem falado lá fora, mais rápido ele chega aqui ;)

      Excluir