[CONTE-ME UM CONTO] INTRODUÇÃO + A MAIS ALTA JUSTIÇA

Classificação: duas estrelas (mais como esse)
Zumbis x Unicórnios é um livro de contos. Quem teve a mirabolante ideia de criar um livro de contos com este bendito nome foi, ou melhor, foram Holly Black e Justine Larbalestier.
Toda esta história começou após uma pequena discussãozinha de proporções épicas sobre quem são os melhores: Zumbis ou Unicórnios?
E deste modo elas juntaram um grande time de renomados autores, para que estes defendessem o lado de cada uma. Poderia ter virado a 3ª Guerra Mundial.
Para Justine é uma questão de metáfora: que criatura simboliza melhor a condição humana? A resposta é obviamente zumbis, que podem ser usados para traçar um paralelo com quase qualquer aspecto de nossa existência. [...] Para Holly, no entanto, unicórnios são feras majestosas que são ao mesmo tempo símbolos de cura e assassinos impetuosos [...] Além disso, entre um unicórnio e um zumbi, com qual você preferia ficar preso em uma mina?
página 11 – 12

A Mais Alta Justiça, de Garth Nix





O primeiro conto, A Mais Alta Justiça, vem defender a opinião de Holly Black, ou seja, a dos unicórnios.
Este primeiro conto traz-nos a história da princesa Jess, que perdeu a mãe a pouco tempo e por isso veio a chamar Elibet, o unicórnio-assassino que prometeu ajudar ao reino em caso de necessidade, para que o mesmo viesse a trazer sua mãe de volta a vida.
Sua mãe está viva agora, mas em um estado meio zumbi, apodrecendo. Porém, Jess quer que sua mãe e seu pai, o rei, tenham um “último reencontro” (que nada mais é que uma vingança). Elibet a ajuda.
O conto é o menor da antologia, ou seja, não dá tempo de o leitor desenvolver a ideia geral que este quis passar. O enredo é bom, muito bom, mas foi mal trabalhado e desenvolvido, deveria haver, por parte do autor, um aprofundamento maior na estória anterior ao início do conto.
Esta narrativa deveria ter sido feito para defender aos unicórnios, e mesmo com a presença da mãe-zumbi não haveria problema, só que os atos que a mãe pratica são de grande importância para os acontecimentos finais do conto, que parece até que o autor escorregou e, ao invés de defender os unicórnios, ele marcou ponto para o time dos zumbis.

Placar Geral: Holly (Unicórnios) 0 x 1 Justine (Zumbis).
Escrito por Otávio Braga

2 comentários:

  1. Não gosto muito de contos, mas esse parece até ser legal, amo unicórnios (época do tumblr kk) . Ótima Resenha.

    Beijos, Thaynara
    http://livroscombolinhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Unicórnios me lembram posers do tumblr kkkkkk

      Obrigado por comentar

      Excluir