[RESENHA] O OCEANO NO FIM DO CAMINHO

Autor: Neil Gaiman
Nº de Páginas: 208
Editora: Intrínseca
Classificação: três estrelas (mais como esse)
Foi há quarenta anos, agora ele lembra muito bem. Quando os tempos ficaram difíceis e os pais decidiram que o quarto do alto da escada, que antes era dele, passaria a receber hóspedes. Ele só tinha sete anos. Um dos inquilinos foi o minerador de opala. O homem que certa noite roubou o carro da família e, ali dentro, parado num caminho deserto, cometeu suicídio. O homem cujo ato desesperado despertou forças que jamais deveriam ter sido perturbadas. Forças que não são deste mundo. Um horror primordial, sem controle, que foi libertado e passou a tomar os sonhos e a realidade das pessoas, inclusive os do menino.Ele sabia que os adultos não conseguiriam — e não deveriam — compreender os eventos que se desdobravam tão perto de casa. Sua família, ingenuamente envolvida e usada na batalha, estava em perigo, e somente o menino era capaz de perceber isso. A responsabilidade inescapável de defender seus entes queridos fez com que ele recorresse à única salvação possível: as três mulheres que moravam no fim do caminho. O lugar onde ele viu seu primeiro oceano.
Um homem (cujo o nome não é citado), que está nos seus quarenta e tantos anos, e não lembra de nada de sua infância, tem de retornar a cidade onde viveu parte de sua vida para um velório. Lá, ele resolve sair para espairecer e acaba indo de encontro à sua antiga casa. Quando ele não acha o que quer que estivesse procurando, ele opta por seguir a estradinha até o fim e ir à fazenda das Hempstock - fazenda esta que fará com que este homem maquine sobre o que realmente ocorreu na sua tão querida infância. 

Ninguém realmente se parece por fora com o que é de fato por dentro
página 129

Só pra deixar claro (mesmo já tendo dito isso): eu não gosto de contos

Cara, quando eu descobri que este livro era pra ser um conto, eu me desanimei. Não só me desanimei como também passei a ver o livro de uma forma totalmente diferente. E não é que no final, esse meu sentimento de repulsa meio que teve serventia. Neil Gaiman escreveu um final intrigante e nos deixou totalmente à mercê de nossos pensamentos. 

Confesso que não me interessei muito pela história do livro, mas ao começar a ler, me senti magneticamente ligada à obra, e não foi somente pelo fato de a leitura fluir de maneira agradável (afinal, eu esperaria o quê de uma criança de 7 anos?). E esse meu apreço se deve principalmente pelo fato de o livro ser muito engraçado, em certas partes. Foram incontáveis as vezes em que me peguei rindo por causa desse menino (o narrador).  

 

O livro é narrado em primeira pessoa – o que muitas vezes me levou a crer que essa fosse meio que uma auto-biografia-fantástica de Gaiman – e foi muito difícil imaginar este narrador-protagonista, pois eu não possuía nenhuma referência física dele, nem mesmo seu nome. 
Os personagens são muito misteriosos e pouco explorados, e esse foi um dos pontos negativos da obra do Neil
[Contracapa "sexy" do livro]
Não foi encontrado nenhum erro no livro (pelo menos, não me lembro de algum tão evidente) e esteticamente, o livro não deixa a desejar. Eu adoro aquela capa. Sério. E a contracapa também, ela é tão "sexy', que lhe "força" a ler o livro só pra ver como é a conexão entre a imagem e a história. 
Enfim, esse é um livro bem legal (apesar do final frustrante) e que pode ser apreciado por qualquer pessoa, de qualquer idade.
Livros eram mais confiáveis que pessoas, de qualquer forma.
página 18
Escrito por Amanda Braga 

4 comentários:

  1. Sempre tive curiosidade de ler esse livro.
    Só li um do Gaiman, Coraline, e gostei. Só que esse aí me parece bem mais misterioso e metafórico... Gostei da sua resenha e também acho linda a capa do livro!

    http://www.maisquelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É porque Gaiman sai daquelas histórias infantis (Coraline ou Stardust) e adentra algo bem mais "pesado" e psicológico, por isso que acredito na grande carga negativa que este livro recebeu.
      Obrigado por comentar :D

      Excluir
  2. Esse livro tá na minha lista, mas sinceramente, não sei o que realmente esperar dele! Gostei da resenha, esclareceu melhor o livro pra mim!

    Beijos
    Débora - Clube das 6

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É. Ele tava na minha lista há um tempo, daí criei coragem e comecei a ler. Antes disso, tinha procurado algumas resenhas só pra ver como era a história, mas elas não esclareciam muito. Então, resolvi fazer o trabalho por mim mesma. Eu gostaria que as pessoas entendessem a história mais ou menos melhor hahaha

      Excluir