[RESENHA] A ESPERANÇA


Autora: Suzanne Collins
Nº de Páginas: 424
Editora: Rocco
Classificação: quatro estrelas (mais como esse)
Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisaria mais lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução. A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão. E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo. O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra?
ATENÇÃO! A ESPERANÇA FAZ PARTE DE UMA SÉRIE, POR ISSO ACONSELHO A LER O LIVRO ANTERIOR, EM CHAMAS, OU SUA VIDA SERÁ DESTRUÍDA POR SPOILERS.

Depois de amante desafortunada e garota em chamas, é hora da nossa heroína preferida, Katniss Everdeen, se tornar o tordo. Agora a revolução é oficial e Katniss vai lutar. Porém, dessa vez não para impedir que ela aconteça, e sim apoiando-a, tornando-se assim o símbolo da revolução.

Basicamente, a história gira em torno disso, só que claro que é recheada de emoções afloradas, surpresas e acontecimentos - que bom, pensávamos ser impossíveis - o que torna o livro tão surpreendente.
Eu gosto disso. Depois do fim bombástico de “Em Chamas”, acho que Suzanne se empolgou, porque em “A Esperança” temos basicamente uma surpresa a cada página - o que como eu já disse, é bem legal - eu só acho que talvez nessa de surpresa, ela tenho cometido alguns pecados. Como por exemplo: matar personagens que não deviam ter morrido. Alguns eu realmente acredito que só tenham aparecido com essa finalidade.
O fim do livro me decepcionou bastante,e não é por questão de ser team isso ou team aquilo, eu não gostei do “fim” de alguns personagens, como eu já disse, de algumas mortes, e de alguns acontecimentos de uma forma geral. Achei que a Katniss perdeu um pouco da sua essência, da coisa de guerreira, não sei bem, mas há quem diga que não. As coisas ficaram um pouco confusas e principalmente: não gostei do rumo que o Gale tomou. Ele foi um personagem que cresceu bastante principalmente no decorrer desse mesmo livro, e não poderia ter sido simplesmente “despachado” como ele foi.
Enfim,continua sendo a melhor saga que eu já li e ainda amo a forma como a Suzanne escreve, nos fazendo realmente acreditar nos seus personagens e nos fazendo os amar incondicionalmente.
Escrito por Stephanie Freire

2 comentários:

  1. Me decepcionei um pouco com o final do livro também, e achei que Katniss saiu daquela forma que ela queria passar de tordo...
    Menos de um mês para o filme Em Chamas *--*
    Beijos, Thaynara
    http://livroscombolinhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ahhh eu adorei o desfecho da saga! Só fiquei triste com algumas mortes que achei um tanto quanto desnecessárias :(

    Já estou com meu ingresso em mãos para assistir Em Chamas, não vejo a hora!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Beijos
    Débora - Clube das 6

    ResponderExcluir