[ON AIR] ESPECIAL COREIA: SOBRE DORAMAS


Escrito por Otávio e Amanda Braga

Todo amante ou admirador da cultura sul-coreana não pode se esquecer dos nossos queridos doramas. Conhecidos também como dramas ou k-dramas, o dorama é um tipo de novela sul-coreana - muito populares, é claro - e meio que equivalem às minisséries brasileiras.
Os doramas são como fábulas, pois sempre deixam um ensinamento interessante. São raras as vezes em que um k-drama não dá uma lição de humildade, amizade, amor ou etc. E este ensinamento faz até o mais “macho” está sujeito à se emocionar (quase sempre, a emoção vem em forma de lágrimas).
Existe todo tipo de dorama: de ação, aventura, romance, de comédia, musical, dramático etc, e a maioria destes se passam nos tempos atuais, mas também temos os de época, popularmente conhecidos como doramas históricos.
E por vivermos em uma sociedade altamente xenófoba, sempre que algo diferente é mencionado, é sempre alvo de preconceito, então se prepare para isolar-se completa e automaticamente das rodinhas de conversa sobre o último capítulo das novelas (ou sobre “quem matou Salomão Hayalla”).

OSTs (Original Sound Track)

Assim como as telenovelas brasileiras, a trilha sonora de um dorama é muito marcante, às vezes até mais que os próprios doramas.
Os OSTs são as trilhas sonoras criadas exclusivamente para aquele drama. Já que isto envolve música, é bem melhor que vocês escutem alguns dos melhores OSTs que já escutamos:
Hey U - Música tema de Big


Stand Up - música tema de To The Beautiful You


FINAIS DE DORAMAS

Este assunto é meio relativo, pois se refere à capacidade de cada um de nós de “achar algo”. E nós, Otávio e Amanda, sempre achamos a maioria dos finais de doramas decepcionantes.
É sempre a mesma coisa: a história fica boa até o último capitulo, mas nos minutos finais a história não sai como devia, quebra todo o pensamento, o ritmo do enredo. 
Não estamos dizendo que isto vai acontecer em todo dorama, mas na maior parte dos que assistimos, acontece isso.  
Por exemplo: o mocinho tinha de tudo para ficar com a mocinha no final, e a história toda mostra um casal que se apaixona mais a cada dia, mas o que acontece no final? Eles não ficam juntos, e ainda ficam felizes com suas vidas. 
E isso é muito decepcionante, não acha?

“E o dorama com o pior final de todos os tempos vai para... Big!”

E isso foi o que nós queríamos passar a vocês, não amantes da cultura asiática e leitores do bookólicos.
Agora fique com o TOP 5 dos melhores doramas que nós já assistimos, e o que achamos de cada um:

5º lugar: Dream High 

É o dorama mais conhecido em toda Coreia (ou fora dela) e, na maioria das vezes, é o primeiro drama que assistimos. Conta a história de seis amigos que sonham em se tornar um ídolo musical. Durante seus anos de escola, eles aprendem a desenvolver as suas habilidades no canto, na dança e na composição ao se submeterem a um crescimento pessoal. Eles também passam por sua vida amorosa e começam a desenvolver sentimentos um pelo outro. Cada um dos alunos tem seus próprios pontos fortes e fracos, mas eles se esforçam para aceitar o apoio e a orientação de um ao outro (Wikipédia).


4º lugar: Big
É uma das típicas história de doramas em que há troca de corpos. Nele, conhecemos Kang Kyung Joon, um jovem arrogante, que após um acidente, troca de corpo com o médico Seo Yoon Jae, que por ironia do destino, é noivo da professora de KKJ - Kil Da Ran. É o dorama mais engraçado que nós assistimos, com uma ótima atuação e... é bom.
  
3º lugar: To The Beautiful You
Este drama conta a história de um garota (Goo Jae Hee), que, influenciada pelo seu amor platônico por um atleta olimpíco (Kang Tae Joon), corta seus lindos e longos cabelos e vai até a Coreia, fingindo ser um garoto (que, diga-se de passagem, é muito afeminado), tenta ajudá-lo à superar um problema. Nesse meio termo, Tae Joon e Cha Eun Gyeol começam a se apaixonar por ele/ela (detalhe: eles não sabem que ela é menina).

2º lugar: Personal Taste
Jeon Jin-Ho é um cara hétero que finge ser gay para poder dividir a casa com uma mulher, Park Gae-In. Jin-Ho é perfeccionista e também é conhecido por agir de forma diferente do que pensa. É fanático por limpeza, mas também tem um grande talento para descobrir o que as mulheres estão sentindo. Gae-In confia muito nas pessoas, apesar de já ter sido traída. Apesar disso, ela sempre dá às pessoas o benefício da dúvida e com Jin-Ho não é diferente.

1º lugar: Love Rain
Retrata um amor puro em 1970 e outro a partir do presente, ao mesmo tempo. Ele mostra como os descendentes de um casal malfadado, que se conheceram na década de 70, conseguiram se encontrar e se apaixonar. Seo In-Ha e Kim Yoon-Hee, se conheceram e apaixonaram-se durante a faculdade na década de 70, mas infelizmente o seu amor estava predestinado à nunca acontecer. Agora, no presente, século 21, na Coreia Seo Joon, filho de Seo In Ha, um fotógrafo liberal, conhece e se apaixona pela filha de Kim Yoon-Hee, Jung Ha-Na, uma menina alegre e enérgica, cuja personalidade é diferente de sua mãe.

3 comentários:

  1. Não tenho muita paciência pra doramas, embora eu acompanhe bastante o k-pop e acabe escutando algumas OSTs.

    Achei mó bacana a matéria!

    ResponderExcluir
  2. Eu já tinha ouvido muito falar e doramas, tenho uma amiga que ama/é essas coisas. No entanto, eu não curto nada disso :S
    Beijos
    Juliana Caulo (capuccinocomleitura.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir