[SEXTA DA PIPOCA NO SÁBADO] IT: UMA OBRA PRIMA DO MEDO

Direção: Tommy Lee Wallace
Gênero: Terror
Duração: 192 minutos
Estreia: 18/11/1990
Classificação: uma estrela (mais como esse)
Derry, no maine é uma pacata cidade que foi aterrorizada 30 anos atrás por um ser conhecido como A Coisa. Suas vítimas eram crianças, ele se apresentava na maioria das vezes como o palhaço Pennywise. Com essa forma, ele reaparece 30 anos depois. Quem sente sua presença é Michael Hanlon (Tim Reid), um bibliotecário e um único, de um grupo de sete amigos, que continuou morando em Derry. Assim ele liga para seus sete amigos que juraram um dia combater A Coisa. Porém esse juramento pode lhes custarem a vida.
Utilizarei uma palavra para descrever tudo o que eu senti após 192 minutos assistindo essa "obra-prima" e a palavra é: decepção  
Aí você me pergunta: por que decepção?  
E eu respondo: eu estava à procura de algo assustador, com vários sustos e dias acesos à la Stephen King, e foi no que eu procurava onde o filme mais errou. 
Basicamente, a história é boa: é sobre um grupo de amigos que retorna trinta anos depois para matar "a coisa". O longa é quase todo movido por flashbacks (e isso não foi um ponto negativo) em que um dos amigos, Mike, vai ligando para os outros seis amigos e a medida que eles vão recebendo a notícia de que "a coisa" voltou eles LEMBRAM o seu primeiro encontro com o IT. Algumas coisas ficam vagas, como o porquê deles terem esquecido tudo (como se o encontro com o monstro ficasse embaçado nas memórias deles) no momento em que eles se afastem de Derry, mas isso foi ínfimo em relação ao número de erros que vieram a surgir em outros momentos da trama (que no caso não me permitirei contar a você pois se não estarei dando spoiler). 
Agora, o desfecho está marcado em um dos piores finais vistos em filmes em toda minha vida e foi justamente o que fez esse filme receber uma linda e diminuta estrela.  
Para quem não entendeu, este é o Coisa (a.k.a. Pennywise ou IT)
Porquê? 
O final pode até ser uma surpresa, mas é uma daquelas surpresas que depois preferiria optar pela opção que já estava na cara que ia acontecer (entenderam?), e é, sem sobra de dúvidas, decepcionante, dispensando comentários adicionais. 
Uma das únicas coisas que gostei neste filme foi a forma em que os personagens foram explorados, cada personagem possuía sua característica que lhe diferencia dos demais, mas nem isso fez que com que meu sentimento com filme melhorasse. 

Ou, "Ele também vai morrer!" (Versão de Leitura Labial)
O filme pode ser um clássico de terror de Stephen King, e espero que tenha sido apenas mais um caso de má adaptação, mas mesmo assim este filme não me deu rendeu fortes emoções, apenas uma decepção profunda. 
Recomenda? 
Pra quem gostar do gênero trash (livremente traduzido como lixo mesmo), dá até para assistir, porém se você espera sustos emocionantes vá tirando seu cavalinho da chuva pois mesmo tendo Penywise, que com certeza traumatiza desde a criança até o mais adulto, sempre que está em um momento que pensa, "vai ter susto!" (Não tem esses momentos?) o susto nunca vem. 
Se você assistiu e gostou ou se assustou, comente aqui. 
Escrito por Otávio Braga

0 comentários: