[RESENHA] A CULPA É DAS ESTRELAS


Autor: John Green
Nº de Páginas: 288
Editora: Intrínseca
Classificação: cinco estrelas (mais como esse)
A culpa é das estrelas narra o romance de dois adolescentes que se conhecem (e se apaixonam) em um Grupo de Apoio para Crianças com Câncer: Hazel, uma jovem de dezesseis anos que sobrevive graças a uma droga revolucionária que detém a metástase em seus pulmões, e Augustus Waters, de dezessete, ex-jogador de basquete que perdeu a perna para o osteosarcoma. Como Hazel, Gus é inteligente, tem ótimo senso de humor e gosta de brincar com os clichês do mundo do câncer - a principal arma dos dois para enfrentar a doença que lentamente drena a vida das pessoas.

Fantástico. Lindo. Maravilhoso. Desidratante. Perfeito. - essas são apenas algumas palavras que posso utilizar para descrever a obra máxima de John Green, “A culpa é das estrelas”.
De início, estava receosa em ler o livro, pois pensava que iria ser um romance daqueles ao estilo Nicholas Sparks (não estou desmerecendo, só acho que ele é muito meloso), porém, após os apelos constantes de meu primo, cedi, por fim, devorando cada página deste livro (tanto é que o terminei em 4 horas).
O livro não é apenas esteticamente belo. A história, os personagens... tudo. Green realmente surpreendeu-me com este romance, narrando de forma clara e não deixando nada a desejar, fazendo com que meu amor por este livro aumentasse ainda mais.
O enredo é surpreendente, não tendo nenhuma falha em sua construção e desenvolvimento. Se você for ler, é melhor preparar lencinhos e baldes, para evitar enchentes, pois a história realmente comove, conseguindo prender o leitor até a última palavra.
Cada personagem tem uma característica própria, ou no mínimo memorável. À exemplo, temos Hazel e seu ilustre carrinho de oxigênio, Augustus e sua perna falsa, Isaac e seu olho de vidro, Patrick e seu câncer nas partes cavernosas... Cada qual com aspectos exclusivos.
Metaforicamente falando, este livro é a maior estrela da constelação de obras de John Green. Se eu recomendo? Para sempre. Esse é um livro que merece a atenção de todos, não só pela incrível história, mas também pelo fato de no mesmo existirem inúmeras lições de vida à serem extraídas, implícitas ou não.
Escrito por Amanda Braga

Um comentário:

  1. POIS TAÍ, JÁ QUE A SENHORITA AMANDA RECOMENDA, DEVORAREI......
    SEMPRE BUSCO INFORMAÇÕES NO BOOKOLICOS SÃO INTERESSANTISSÍMAS....

    ResponderExcluir