[RESENHA] A PECULIAR TRISTEZA GUARDADA NUM BOLO DE LIMÃO

Autora: Aimee Bender
Nº de Páginas: 304
Editora: LeYa
Classificação: três estrelas (mais como esse)
Rose Edelstein é era uma garotinha comum até o dia em que sua mãe decidiu preparar um bolo de limão, mas o que mudou tanto em sua vida após esse bolo de limão, que, aliás, deu o titulo ao livro?
Bem, Rose come uma fatia desse bolo e começa a sentir um gosto estranho... diferente... um gosto triste? Sim, inexplicavelmente Rose começou a sentir o gosto dos sentimentos que os alimentos possuíam, digo, o sentimento das pessoas que preparavam esses alimentos, e no fatídico dia do Bolo de Limão, sua mãe parecia triste, tal qual o bolo indicava. Mas porque isso acontece? O livro não conta.
Acredito que você — assim como eu — achou tanto o titulo como o enredo peculiar o bastante para surgir uma vontadezinha de ler esse livro.
Até porque essa estória da “garota que sente gosto das emoções” é um ótimo fundamento para uma estória de partir o coração e fazer você refletir sobre a vida com inúmeras metáforas sobre comidas e sentimentos, mas deixemos isso de lado porque esse livro não é essa coca cola toda.
Parecia acontecer repentinamente a revelação das coisas. Com o ar mais fresco e os jasmins em flor, algo novo. Foi de repente a minha descoberta da comida.
Eu gostei dos primeiros capítulos do livro, em que temos uma Rose inocente, que não sabe o porquê de ter esse “dom” e ainda está tentando entendê-lo melhor. Porém, isso se resume aos primeiros capítulos mesmo porque a autora vai nos mostrar uma Rose adolescente e uma Rose adulta do mesmo modo de quando era criança: não se conhece as razões e motivos para isto acontecer.
Além do mais, tem o acontecimento dos misteriosos desaparecimentos irmão ao longo de todo livro que contribui ao dar um ar todo nonsense à trama. Eu ainda não sei se o livro quis mostrar isso mesmo, ou estou sendo lento o bastante.
Mas não posso sair daqui sem pelo menos uma teoria que explique todo o paranauê que rola no livro, por isso lá vai ela: Rose é a caçula da família, irmã de um garoto prodígio que recebe a atenção de todos. Acho que ela cria esse dom para explicar que ela mesma está triste... e... não sei explicar.
Enfim, o livro pode ter uma estória que não vá a ponto algum, mas mesmo assim o livro é muito bem escrito e por isso dou a este peculiar livro, três estrelas.
Uma resenha nonsense... ok!
Escrito por Otávio Braga

Um comentário:

  1. Eah Otávio o/
    Vim visitar! Tudo bem?
    E poxa que nome é esse de livro? Realmente dá uma vontadezinha de ler, mas a história é meia sem sentido, vaga talvez, como você mesmo disse. Adorei a resenha nonsense. uahsuhsa
    Mas eu particularmente não gosto de livros que me deixam com um interrogação na cabeça e eu fico querendo saber como termina e como tudo começou e nada é explicado, todo livro assim me lembra Dom Casmurro auhsuahsu (que eu particularmente não sou fã).

    Parabéns pela resenha, bom saber oq pensar sobre os paranâues do livro. uahsuhaus
    Bjs bjs bjs Mih!
    Paradise Books || @ParadiseBooksBr

    ResponderExcluir