[RESENHA] TODOS OS MEUS AMIGOS SÃO SUPER-HERÓIS

Autor: Andrew Kaufman
Nº de Páginas: 176
Editora: LeYa
Classificação: três estrelas (mais como esse)
Existem aproximadamente 249 super-heróis na cidade de Toronto. Tom não é um super-herói, mas conhece vários: O Anfíbio, A Pilha de Nervos, A Bronca, O Homem Impossível, O Minigigante, Daquiapouco, A Doma-Rapaz, dentre outros. Tom casou-se com uma super-heroína, A Perfeccionista, cujo poder é tornar tudo perfeito. No dia do casamento, Hipno, supervilão e ex-namorado de Perfeccionista, hipnotizou-a: Tom ficou invisível, mas somente aos olhos dela. Depois de dois meses sem notar o marido, a Perfeccionista está prestes a pegar um avião para recomeçar a vida em Vancouver.

É a partir de uma bela história de amor que Todos os Meus Amigos São Super-Heróis constrói um universo onde amizade, romance, profissões e cotidianos muito parecidos com os nossos ganham uma fina pátina de superpoder - ou mostra que superpoderes são apenas uma questão de ponto de vista. Tom está desesperado para que sua amada Perfeccionista volte a enxergá-lo e amá-lo. Como resolver isto sendo o único ser humano sem poderes nessa história?
Se você tivesse um super-poder, você acha que seria capaz de ser um super-herói? Sim, tipo Super-homem ou Batman, você teria essa capacidade? Na realidade, não dou a mínima para sua resposta, mas se você respondeu um “sim” à pergunta anterior irá ter que se preocupar com o pré-requisito básico de um super herói: resumir toda sua personalidade em termos básicos. Pois é, se eu fosse você responderia um não.
Enfim, Tom mora em Toronto e, assim como eu, é uma pessoa normal. O problema é que em Toronto há mais de 249 super heróis: tem O Anfíbio, A Pilha de Nervos, O Bronca, Hipno... e A Perfeccionista. Ah, A Perfeccionista, como Tom, o Normal, não se apaixonaria por um ser tão... perfeito? Seu sorriso é perfeito, seu cabelo bagunçado é perfeito... Como um ser tão perfeito pode se apaixonar pelo simples e normal Tom? Sim, ela se apaixonou por Tom, mesmo depois de ter uma relação hipnótica com Hipno, e é aí que começa a verdadeira história.
No dia do casamento de Tom e A Perfeccionista, Tom se torna invisível, o que poderia ter sido algo “perfeito”, porém ele desapareceu somente para A Perfeccionista... mesmo que ele a acompanhe por onde quer que ela vá, ou se seus amigos falarem que ele está lá ao lado dela, ela não o verá.
Se a música é invisível, será que ser invisível é tão ruim assim?
E ela já cansou de esperar, cansou de tudo e comprou uma passagem só de ida para Vancouver, mas será que até lá ela poderá ver ele novamente?
Mentiria para você se dissesse que esse livro foi uma das melhores leituras da minha vida, mas tenho que dar os parabéns ao autor por construir uma narrativa tão intensa e de um sentimentalismo tocante.
Ok, tem uma coisa que você sabe fazer, uma coisa que você faz diferente de qualquer outra pessoa neste planeta. Isso o torna especial, mas ser especial na verdade não significa nada.
O alicerce utilizado para “sustentar” a obra foram os flashbacks, que estavam presentes em quase todos os momentos do livro, mostrando fatos importantes na construção das personagens. 
Todos os Meus Amigos São Super-heróis é um livro totalmente tocante e metafórico, ou seja, eu traduzi todos os “poderes” citados no livro como um reflexo da personalidade real daquelas pessoas, o que significaria que a ausência de poderes de Tom ou se referia a uma falta de personalidade deste, uma indecisão ou que Tom é um indivíduo de personalidade rasa que só vive para outra pessoa, o que me leva a acreditar na teoria de que essa pessoa para quem ele vive é A Perfeccionista, mas ela não entende (ou não quer entender) o porquê disso (por isso a invisibilidade), compreende?
Botando de lado todas as minhas teorias conspiratórias e malucas, temos um livro – repito - sentimental, tocante, metafórico e que me fez lembrar de vários outros livros bem breves, mas tão intensos que são de partir o coração.
O livro do Andrew Kaufman foi publicado pela LeYa, que nos disponibilizou para a realização desta resenha. Então até a próxima, pessoal!
Escrito por Otávio Braga

7 comentários:

  1. Olha o livro não me chamou a atenção, porém adorei as quotes que vc colocou. Gosto desas coisas que tem um significado maior do que parece, essa lado mais metafórico. Então vou deixar esse naquela listinha do "se houver a oportunidade, leio"

    Té mais...
    http://bmelo42.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu esperava algo bem mais infanto-juvenil não algo tão forte e intenso, eu amo surpresas e por isso adorei o livro.

      Otávio Braga

      Excluir
  2. Fiquei muuuuito curioso por esse livro. Eu gosto dessa coisa metafórica e achei o problema dele não ser visto pela pessoa amada muito romântico haha.

    Abraço,

    ResponderExcluir
  3. Oi amigosssss que me abandonam e não falam mais comigo (drama)!
    Estou tentando ficar mais frequente no blog da galera e até mesmo no meu...
    Esse livro parece bem bacana, mas o fato de eu não ter um kobo e não ter um livraria grande na minha cidade, dificulta muito eu encontra-lo. Vou esperar uma promoção na net para ver se consigo comprar.
    Valeu pela dica!

    Abraçosss!
    www.booksever.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não foi abandonado, deixe de drama!!!
      Também estou tentando ficar mais frequente...
      Cidades sem livrarias grandes são tristes, sabemos muito bem como é isso.

      Otávio Braga

      Excluir
  4. Oi Otávio! O título do livro me chamou bastante atenção mas o enredo não. Não que eu não ache que a história seja boa, muito pelo contrário, mas acho que não faria meu estilo. Gostei da resenha pois nunca tinha ouvido falar sobre o livro antes, e é sempre bom conhecer coisas novas :)

    Beijos
    Débora - Clube das 6
    http://www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
  5. Esse livro parece ser bonitinho. Sem ler, é essa a impressão que tenho kkkkk
    O livro já tinha chamado minha atenção pelo título, agora estou com mais vontade de ler.

    Beijo :*
    www.tainahrodrigues.com
    fantasiandocomoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir