[RESENHA] OS ADORÁVEIS

Autora: Sarra Manning
Nº de Páginas: 384 
Editora: Novo Conceito
Classificação: quatro estrelas (mais como esse)
Jeane é blogueira. Seu blog, o Adorkable, é um blog de estilo de vida — na verdade, o estilo de vida dela — e já ganhou até prêmios na categoria “Melhor Blog sobre Estilo de Vida” pelo e Guardian e um Bloggie Award. Adora balas Haribo, moda (a que ela cria, comprando em brechós) e colorir (ou descolorir totalmente) os cabelos. Cheia de personalidade e meio volúvel, ainda assim Jeane é bacana — mesmo nos momentos em que se transforma numa insuportável. Mas, certamente, ela não olharia duas vezes para Michael. Porque Michael é o oposto de Jeane. Ele é o tipo de cara que namoraria a garota mais bonita da escola. E compra suas roupas na Hollister, na Jack Wills e na Abercrombie. Além disso, diferente de Jeane, que é autossuficiente, Michael é completamente dependente do pai, o Clínico Geral que condena açúcar, e ainda permite que sua mãe compre suas roupas! (Embora, para Jeane, o pior mesmo sobre Michael é que ele baixa música da internet e nunca paga por isso). Jeane e Michael têm pouco em comum, além de algumas aulas e uma maçante dupla de “ex” — Scarlett e Barney. Mas, apesar disso, eles não conseguem se desgrudar desde que ¬ ficaram pela primeira vez.
Jeane Smith é uma super blogueira, dona do Adorkable e é conhecida em toda a extensão mundial da blogosfera.
Mas na vida real ela não passa de uma garota que se veste terrivelmente mal, é supersarcástica, além de ser uma completa anti-social, ou seja, de adorável ela não tem nada.
Do outro lado, temos Michael Lee que é o comum adolescente sinônimo de beleza, pegação e mesmo que seja inteligente, se mostra uma pessoa rasa.
Mas qual a relação destes dois personagens para a construção do livro?
Sabemos que de comum eles não têm nada (a não ser o fato de o namorado de um ter se apaixonado pela namorada do outro), e também já percebemos que vai ter o típico clichê nas história sobre adolescentes e os dois, mesmo sem afinidades nenhuma, vão construir uma relação, mas qual é o diferencial deste livro?
O livro, em resumo, fala só sobre o relacionamento dos dois, assim como as inúmeras desavenças geradas a partir das diferenças que possuem.
Embora a narrativa seja considerável um clichê, me diverti muito lendo Os Adoráveis, um dos motivos que fez com que eu gostasse do livro foi que além de ser um livro leve, agradável, divertido e prazeroso, traz personagens muito bem construídos. Destaque tremendo para Jeane, porque ela foi minha personagem favorita em todo o livro, o estilo hipster/excêntrico dela conquistou meu coração e ainda nos dá lições de vida sobre tudo o que fez com que eu me sentisse um verdadeiro confidente dela (e isso tudo se deve ao fato da autora ter feito os capítulos em primeira pessoa, sendo que um era narrado pela Jeane e o outro era narrado pelo Michael) e também temos o Michael, que é… Ok.
O único fator realmente decepcionante na estória de Os Adoráveis foi que teve momentos em que achei as brigas deles muito rasas e nonsense, estas que envolviam fatores muitas vezes triviais (Pelo menos eu achei, não vi muito sentido naquela coisa toda não).
Os Adoráveis foi escrito pela britânica Sarra Manning (Orphan Black feelings T.T) com  o nome de Adorkable. No Brasil, o livro foi publicado pela Novo Conceito, que fez um trabalho muito bom e vários aspectos do livro, exceto na decepcionante capa que este possui (honestidade sempre, até porque a capa estrangeira não melhora muita coisa não). 
O livro é uma boa escolha para relaxar e se divertir, faz nos pensar em questões como “Amizade Virtual e Real”, transformações que sofremos  (muitas vezes para aquilo que não queremos, só para agradar a sociedade), e ainda chega a levantar questões de cunho familiar... e é por isso tudo que recomendo ele para vocês.
[Fotos nada criativas, eu sei]
Escrito por Otávio Braga

2 comentários:

  1. Comecei a ler esse livro no ebook mas acabei parando por causa da correria, vou recomeçar ele.
    Li mais da metade e estava amando, principalmente o blog da Jeane ^-^

    Beijos, Thaynara
    Livros com Bolinhos

    ResponderExcluir
  2. Acho o livro lindo, gostei a capa! kkkkk Pelo que li na sua resenha achei que o publico alvo é um pessoal bem jovem, adolescentes de preferencia. Talvez por isso as brigas sem muita causa. Mas mesmo assim vale a pena a leitura. Adorei a resenha. Bjoks da Gica.

    umaleitoraaquariana.blogspot.com
    @GicaTeles

    ResponderExcluir