[RESENHA] HARRY POTTER E A PEDRA FILOSOFAL


Autora: J.K. Rowling
Nº de Páginas: 223
Editora: Rocco
Classificação: cinco estrelas (mais como esse)
Harry Potter é um garoto comum que vive num armário debaixo da escada da casa de seus tios. Sua vida muda quando ele é resgatado por uma coruja e levado para a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Lá ele descobre tudo sobre a misteriosa morte de seus pais, aprende a jogar quadribol e enfrente, num duelo, o cruel Voldemort.

Com inteligência e criatividade, J. K. Rowling criou um clássico de nossos tempos. Uma obra que reúne fantasia e suspense num universo original atraente para crianças, adolescentes e adultos.

Harry Potter nunca conheceu seus pais, foi deixado com seus tios depois de perder a família e vive em um verdadeiro inferno. Até receber uma estranha carta em seu nome, Harry nunca recebe cartas. Após alguns acontecimentos que obrigaram seus tios a permitirem a ida de Potter para a escola de magia e bruxaria de Hogwarts, a aventura começa. Novas pessoas, novos amigos, novas matérias e novas façanhas. Em um misto de suspense, ficção e humor, apresento-lhes uma das sagas mais famosas do mundo: a obra-prima da escritora J.K. Rowling, Harry Potter. 

Muitos já lerem essa saga, alguns gostaram, outros odiaram. Mas ninguém pode negar que é uma beleza de uma história. Confesso que não era muito fã de HP não. Eu tinha "meio" que um preconceito com a saga, por ter vivido no auge da mesma e passei a vê-la meio que como uma modinha. Eu nunca me rebaixo a modinhas, só pra constar. 

Aí um belo dia, de bobeira no shopping falei: "Quer saber? Vou assistir esse tal de Harry Potter!" (Na época estava em cartaz Harry Potter: As Relíquias da Morte - Parte 1) e quando eu saí do cinema eu fiquei sem saber por que eu tinha sido tão BURRA a ponto de não ler/assistir nada sobre Harry Potter. Em suma: eu julguei o livro pela fama. 
Ao contrário do que você pode estar pensando, eu não saí lendo todos os livros, assistindo todos os filmes e o diabo a 4 por que tinha gostado de HP, não. Só pra vocês terem uma ideia, minha pessoa, a pessoa que vos fala, leu HP em uma viagem de carro da qual acaba (ACABA!) de chegar. Viagem essa em que sacrifiquei meu sono, só lendo (e olha que isso é raro). 

O que quero dizer com isso? Se o livro tirou meu sono, é por que é bom. Então se você é babaca que nem eu era, por "não se rebaixar a modinhas e não gostar desse tipo de livro" olhe além desse seu horizonte tapado e leia esse livro. 

Como vocês estão vendo, eu estou babando o livro (o que é bom sinal, porque eu sou sincera, e vocês sabem). Então, como é de praxe, vamos babar mais um pouco. 

A história é envolvente e tem tudo que você pode imaginar, o que era um dos pontos nos quais eu ficava com o pé atrás: sempre achei que eram coisas extremamente absurdas e sem nexo. E entraram na minha cabeça e eu aceitei bem (a ponto de ir atrás de qual casa eu pertenceria, que varinha eu tiraria, de "comprar" meu mascote - uma linda corujinha chamada Frizie - no beco diagonal após criar uma conta no Pottermore, que eu nem sabia o que era e tive que me virar nos 30 pra achar, entender do que se tratava e, o pior de tudo: botar meu inglês nada fluente pra funcionar). 

Então, por esses pontos, já dá pra ver que você entra de cabeça na história nem que você não queira. 
Mas... agora eu vou criticar. 

Na verdade, vou criticar mais a autora do que qualquer outra coisa. Eu tenho outro livro da J. K. Rowling, pelo pseudônimo de Robert Galbraith, e também já tentei ler outro, Morte Súbita, o qual não consegui passar do terceiro capítulo. E o que eu tenho a dizer? Parece outra pessoa escrevendo. Não sei se é pelo gênero das histórias, que são completamente diferentes (eu tenho a impressão que seja por isso, mas não justifica), mas a leveza da leitura de HP é muito diferente das outras. Não é nada pessoal, mas realmente eu vejo as outras obras da autora como maçantes. 

Não me matem, sei que tem muita gente que adora as outras obras da autora, mas, é minha opinião. Eu fico, ainda mais agora, com um pé atrás na hora de comprar outros livros da autora que não façam parte do mundo mágico de Harry Potter

Então é isso pessoas, J.K Rowling faturou 5 belas estrelinhas maravilhosas e mais uma fã em sua legião de bruxos.
Escrito por Bárbara Lacerda

11 comentários:

  1. Oi Barbara, tudo bom?
    Eu amo de paixão Harry Potter, eu cresci lendo e assistindo os filmes, então eu sou suspeito em poder criticar, haha <333
    Em relação ao Morte Súbita e o Chamado do Cuco, eu acho que não parece outra pessoa e sim uma escrita aprimorada. Porque se você pensar bem, durante a saga de HP a J.K. começou a criar uma narrativa mais pesada, mais densa e muito mais elaborada do que os primeiros livros.

    www.espacobooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pedro!
      Pois é, realmente acontece isso, mas o que me chocou não foi a mudança de gêneros e sim de escrita. Pra mim parece realmente outra pessoa escrevendo, e Morte Súbita me chocou nesse quesito. O Chamado do Cuco entretanto não foi tão maçante quanto, mas ainda sim, diferente. Em HP a gente vê esse amadurecimento por que, assim como a escrita da autora amadureceu, os personagens também amadureceram. Então acho que é mais valido esse amadurecimento.
      Fiquei com o pé atrás em comprar outros livros da autora? Sim, claro! comecei a ler Morte Súbita antes mesmo de ler HP, então isso me deu um alerta, mas quando comecei a ler HP resolvi comprar também o outro livro o Chamado Do Cuco e não foi tão decepcionante. Se vou continuar comprando os livros dela? Claro! não dá pra jugar se a escrita madura da J.K. é assim apenas por dois livros. Então irei continuar, irei terminar meus HP's e irei terminar OCdC, mas infelizmente, Morte Súbita eu não passo nem perto.
      Obrigada pelo comentário, beijos.

      Excluir
  2. Tenho uma imensa vontade de ler todos os livros do Harry Potter só o que me impede no momento é o preço da coleção rs

    Sobre "Morte Súbita" realmente já li várias críticas negativas mas parece que O chamado do Cuco tem feito sucesso. Alguns autores fazem sucesso durante muito tempo em função de uma obra em especial, e no caso da J.K. Rowling já sabemos qual é. Só que quando decidem respirar outros ares os resultados podem não ser tão bons assim. Quer um exemplo? James Patterson. O cara é super famoso pelas histórias policiais e pelos suspenses mas quando resolveu escrever um livro de ficção/fantasia (Bruxos e Bruxas) escorregou feio! Fazer o quê, acontece né ^^

    Muito obrigada pela visita, estou seguindo aqui também :D

    (desconstruindoaspalavras.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre os preços: nos últimos dias está com um preço bastante em conta, principalmente essa versão branca, está em torno de uns 90 e pouco, acho.
      Gostei muito dessa sua comparação e achei muito válida, mesmo JK tendo todos sucesso com HP, que é começa bem "juvenil" mesmo e há um amadurecimento ao longo da série, mas mesmo assim ela não soube adaptar direito seu modo de escrito para os adultoss. Morte Súbita mostra uma história sem objetivo e finalidade.
      Enfim, essa é minha opinião.

      Otávio Braga

      Excluir
  3. Já li todos os Harry sou apaixonada pela saga. As capas brancas são tão perfeitas que tenho vontade de comprar, apesar de já ter todos os livros. >.<
    Só li os livros de Harry da J. K., estou muito interessada no "Chamado Cucco".

    Obrigado pela visita. Até. o//

    Encontro "A menina que roubava livros"

    Paradise Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, ainda não li. Embora que eu tenha sido o primeiro "fã" mesmo de HP.
      Também estou super empolgado para ler O Chamado do Cuco!
      Até~

      Otávio Braga

      Excluir
  4. Eu também demorei um pouco para ler/assistir HP, mas foi porque quando era mais nova minha mãe não deixava ler livro com bruxos e tal xD
    E, claro, eu amo HP ♥ kkkk
    Ainda não li os outros livros da J.K., mas já vi outras pessoas criticando bastante também.. Mesmo assim, estou com muita vontade de ler!

    Beijo :*
    www.tainahrodrigues.com
    fantasiandocomoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Estive a ler e a ver não só esta postagem mas uma parte de seu blog,e gostei, dou-lhe os parabéns pelo blog por seu trabalho e obrigado por partilhar.
    Ficarei muito feliz se desejar fazer parte dos meus amigos virtuais,
    decerto que vou seguir também o seu blog.
    Deixo as minhas cordiais saudações, e muita paz.
    Sou António Batalha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado do blog, isso é sina que nosso objetivo foi cumprido haha

      Até mais!

      Otávio Braga

      Excluir
  6. Olá, Bárbara.

    Eu sempre fui fã de Harry Potter, sempre fui daqueles que repetiam várias vezes os filmes, desde a infância, só por ser uma óbra fantástica, porém, infelizmente, estou para ler o livro até hoje, pelo fato de ter várias outras sagas na minha lista.
    Mas assim que eu puder eu irei ler, e tenho certeza que vai ser melhor que o filme, e tenho certeza que vou me apaixonar mais ainda por essa série.

    Obrigado pela resenha.
    - Magno Nascimento | Clube das 6

    ResponderExcluir
  7. oi Barbara!!!
    eu li também o primeiro livro de Harry Potter, mas não passei desse :/!!!
    adoro muito a saga, mas me sinto um fã poser, rs, pq eu só li o primeiro livro e assisti os filmes!!!
    e eu realmente concordo com vc sobre morte subita, por que, o livro meio q não passa, é difícil de continuar!!!

    ResponderExcluir