[SEXTA DA PIPOCA] SHINGEKI NO KYOJIN

Direção: Tetsuro Araki
Gênero: Ação/Fantasia
Duração: 25 minutos/episódio
Estreia: 07/03/2013
Classificação: quatro estrelas (mais como esse)
Há décadas a humanidade foi quase exterminada pelo súbito aparecimento de seres humanoides gigantes, conhecido como Titãs. Os titãs são criaturas que, aparentemente, possuem pouca inteligência, mas com uma força quase insuperável, no qual o seu principal objetivo é devorar seres humanos, sem nenhum motivo aparente para isso. No entanto, um pequeno grupo de seres humanos sobreviveu no interior de uma cidade protegida por paredes superiores a três vezes a altura dos maiores Titãs registados até à data. Durante 107 anos, a cidade fortificada foi testemunha de ataques sem sucesso dos Titãs. Numa grande cidade localizada na parte periférica da muralha vivia Eren Jeager, com seus pais e sua amiga, Mikasa Ackerman, que estava sobre os cuidados da família. Eren vivia uma vida pacata, porém incomodo com o conformismo das pessoas que haviam aceitado a sua condição de passar a eternidade dentro dos muros e desistindo de lutar contra os titãs. A paz durou até ao aparecimento de um titã colossal, que superava em alguns metros o tamanho da muralha. Este titã destruiu o portão da cidade onde vivia Eren, que ligava a muralha ao "mundo exterior". Com isso uma grande quantidade de titãs menores pôde entrar, ocupando grande parte do território até agora pertencente aos humanos. Durante este evento, Eren e Mikasa presenciam o horror de ver sua mãe a ser devorada viva. Após este trauma Eren jurou exterminar os titãs, e entra no exército para cumprir seu objetivo.
O anime se passa em um passado alternativo, onde a humanidade vive a mercê da supremacia dos titãs - gigantes humanoides inexplicáveis que, aparentemente, não pensam e apenas se alimentam de seres humanos. Os resquícios da humanidade ficaram dentro de três muralhas de sessenta metros: Maria, Rose e Sina


O primeiro ataque aos humanos se deu em 845 e a cidade de Shingashina foi atacada após a muralha ter sido destruída por um titã colossal. Logo depois, um titã “encouraçado” ajudou aos titãs a tomar o território da Muralha Maria. E aí temos a primeira grande questão: se os titãs são seres ignorantes (sem inteligência), por que, de um momento para o outro, surge um titã que tem inteligência, força e tamanho o bastante para destruir a muralha? 

Antes que eu continue, rebobinemos a “fita”. 
A animação japonesa foca na estória de Eren Jaeger (filho do Dr. Jaeger, o homem que possui o “segredo dos titãs”), mas também temos personagens com grande importância para a história como Mikasa Ackerman (que foi adotada pelos Jaeger) e Armin Arlet (amigo nerd dos outros dois). O grande sonho de Eren é ver o mundo fora da muralha (por isso ele quer entrar para as tropas de exploração*) e, depois de sua mãe morrer no primeiro ataque dos titãs, ele deseja matar todos os titãs. Porém, Eren possui um segredo que pode, pela primeira vez, ajudar a humanidade a se reerguer. Mas Eren será capaz de controlar todo o “poder” que possui? 
Esse é um dos animes mais “queridinhos” dos últimos tempos e com justa causa: é uma “coisa” cheia de ação, e te faz ficar sedento por capítulos a mais... A única coisa péssima mesmo foi o rumo que a história tomou no final (na verdade, começou no meio da série) em que o “grande ‘porquê’ da vida, universo e tudo mais” (sim, o segredo dos titãs) perde foco na série, logo eu presumo que a incrível mente que inventou Shingeki no Kyojin vai lançar uma nova “temporada”, porque cadê o “sentido” daquele final? (final, aliás, assustador).
* No mundo de Shingeki no Kyojin, o "exército" se divide em três: tropas de exploração (que exploram no exterior das muralhas), tropas da guarnição (tomam de conta das muralhas) e a "polícia real" (posto mais "seguro"; apenas os melhores vão para a polícia).

Escrito por Otávio Braga

0 comentários: