[RESENHA] PSICOSE


Autor: Robert Bloch
Nº de Páginas: 240
Editora: DarkSide Books
Classificação: cinco estrelas (mais como esse)
Livro que deu origem ao mais famoso filme de suspense de todos os tempos. Psicose conta a história de Marion Crane, que foge após roubar o dinheiro que foi confiado a ela depositar num banco. Ela então vai parar no Bates Motel, cujo proprietário é Norman Bates, um homem atormentado por sua mãe controladora. Belo suspense, de tirar o fôlego!
Psicose foi escrito por Robert Bloch em 1959, e após cinquenta anos sem uma nova edição aqui no Brasil  a DarkSide faz esse enorme favor a gente, trazendo uma edição impecável de tão linda.
Grande parte da fama de Psicose se deve ao fato de o renomado diretor Hitchcock, apostar tudo nessa obra para que sua adaptação cinematográfica chegasse aos pés do livro. Não sei se ele conseguiu, mas sei que chegou ao “quase”.
Norman Bates é o gordo, velho, esquisito, e aparentemente normal, gerente do Motel Bates. Não viveu um minuto sequer de sua vida sem a presença atormentadora da mãe, mas não tem problema, ele não quer imaginar isso. E sua mãe nunca o abandonará.
Tudo que Mary Crane queria era ser feliz aos braços de Sam Loomis e isso fez com que ela pegasse o carro, e quarenta mil que deveria ter depositado a pedido de seu chefe, e fosse em direção a pequena Fairvale. Ela fora procurar a felicidade.
Uma tempestade, eis o motivo que uniu estas duas estórias, e o encontro não foi nada agradável. O grande torrencial de chuva fez com que Mary desviasse do seu caminho e encontrasse um pequeno motel, o Bates. Lá, ela resolve se hospedar durante uma noite até que a chuva parasse e o caminho estivesse limpo para ela prosseguir com sua viagem. Mary não sabia que esta seria sua última noite.
Lila Crane, irmã de Mary, aparece na porta da loja de ferragens de Sam procurando sua irmã. Ela desaparecera há uma semana.
Arbogast é o detetive contratado pela empresa a qual Mary trabalhava, e de que desviou os quarenta mil. Ele está a procura de Mary e do dinheiro, já havia procurado por toda a cidade, menos em um pequeno motel na antiga rodovia, o Bates.
Eu acho que todos nós somos um pouco loucos de vez em quando
página 50
Basicamente, o enredo da obra se desenvolve encima desse desaparecimento de Mary e vai até o momento que todas as perguntas são respondidas, ou quase.
Bloch criou, e deu vida, a Psicose.
O livro é narrado em terceira pessoa e essa narração se dá através de uma alternância entre quais as personagens que o narrador irá dissecar. Como assim? Em determinados momentos, o narrador adentra na personagem de uma forma tão intensa e mostra ao leitor todos os seus pensamentos, desejos, pecados... Um fato que ficou perceptível a mim foi que todos os personagens que o narrador escolhe, sofrem de constantes contradições, (vivem a julgar se determinados atos cometidos foram errados, mas depois negam e dizem que foi a coisa certa a se fazer) e isso afasta, de algum modo, o leitor destes mesmos.
É como se o narrador fosse aquele amigo(a) que gostam de fofocar sobre a vida dos outros e isso nos aproxima (pelo menos, foi como ocorreu comigo).
Quanto aos personagens (e as contradições supracitadas): houveram vários momentos em que eu poderia encaixar a frase “parece, mas não é”, que nunca somos aquilo que aparentamos. Um exemplo seria Mary, que aparentemente não teria a capacidade de roubar tanto dinheiro, mas de qualquer maneira, ela o fez. No final, esse mesma frase irá se encaixar em mais situações, uma em especial.
O grande ponto negativo do livro seria o fato da previsibilidade, mas ao mesmo tempo não seria uma negativa porque o livro trata mais dos meios do que dos fins, se é que me entende.
Engraçado, pensava Sam, como acreditamos saber tudo sobre uma pessoa só porque a vemos frequentemente ou porque temos uma forte ligação emocional com ela. [...] Respeitáveis senhoras de idade de repente eliminavam os maridos após vinte anos de casamento feliz; Humildes empregadinhos de banco de repente desviavam fundos... Não há como prever o que pode acontecer.
página 114
Já falei que a edição estava muito, mas muito bonita mesmo. A DarkSide fez um trabalho de mestre em Psicose. A capa, a tradução, a revisão (acho que encontrei somente um errinho), os mínimos detalhes foram feitos com perfeição.
E por isso e tudo mais, o livro vai ficar com cinco estrelas!
P.S: Sobre o título do livro, Psicose, não poderia ser mais explicativo, não o citei devido a minha crença de que estarei dando um “meio-spoiler”.
Escrito por Otávio Braga

9 comentários:

  1. Nunca li o livro mas já vi várias resenhas dele! Gostaria muito de ler porque parece ser ótimo!

    http://alguns-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nunca li o livro, mas já vi o filme e acompanho aquela série Bates Motel, que foi totalmente baseada no filme.
    Pra você que gostou, aconselho MUITO!
    Parabens pela resenha Otavio
    Beijos
    Clube das 6
    www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu quero muito assistir ao filme para poder fazer um post especial sobre PSICOSE!

      Até!

      Excluir
  3. Oieee =)
    Gostei da tua opinião, contudo não é um livro ou gênero que eu leia, pois sou medrosa, mesmo com leitura!
    Mas, leio Zafón, mesmo com medo ele é um DIVO rs
    Beliscões carinhosos da Máh ♥
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não dá nem medo :))
      Também quero muito ler Zafon

      Excluir
  4. Eu gosto bastante do gênero, mas já tem tempo que não leio algo de suspense/terror, já vi o filme mas já faz tanto tempo, que quero ler o livro pra poder assistir novamente.
    Gostei da sua resenha, e achei que a darkside fez um ótimo trabalho com capa, diagramação , pena que eu ainda não o comprei, mas tá na lista! :)
    Bjs bjs Mih!
    Paradise Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece que todo mundo já assistiu ao filme, menos eu T.T
      Também adoro as ediçoes da DarkSide, todas mesmo, são muito caprichadinhas@ :)

      Excluir
  5. Gente adorei a resenha.
    Fiquei super curiosa pra ler esse livro.
    Amei o blog e já virei seguidora ta?
    Aguardo a visita de vocês. :D

    http://luadesangue1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir