[RESENHA] EM CHAMAS


Autora: Suzanne Collins
Nº de Páginas: 413
Editora: Rocco
Classificação: cinco estrelas (mais como esse)
Depois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações dão sinais de que uma revolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos - incluindo o próprio Peeta - acreditarem que são um casal apaixonado. A confusão na cabeça de Katniss não é menor do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos - transformados em verdadeiros ídolos nacionais - podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente.
  ATENÇÃO! EM CHAMAS FAZ PARTE DE UMA SÉRIE, POR ISSO ACONSELHO A LER O LIVRO ANTERIOR, JOGOS VORAZES, OU SUA VIDA SERÁ DESTRUÍDA POR SPOILERS.
Não é segredo nenhum que a Katniss nunca foi de seguir ordens, mas a sua pequena travessura durante a arena, foi uma forma de desafiar a capital e isso não agradou. E pior: acabou gerando faíscas para uma possível revolução. Cabe à Katniss conter essas faíscas, caso contrário sua família, e principalmente Gale, estão jurados de morte. Dessa vez, ela precisa juntar todas as suas forças para mostrar ao mundo como está apaixonada por Peeta, como o próprio presidente Snow ordenou.
Além de tudo isso, Katniss precisa se preocupar com a sua volta à arena já que a cada 25 anos é realizada uma edição “especial” dos jogos vorazes, os chamados jogos quartenários, edições essas que sempre têm uma surpresa reservada. Nesse ano, cada distrito deve enviar seus tributos que já foram vencedores em edições anteriores, e é nesse cenário que se repete o pior pesadelo de Katniss. E como se sua primeira experiência na arena não tivesse sido ruim o bastante, ela precisa voltar - e como se ainda sim não tivesse sido péssimo, ela precisa voltar com a seguinte pessoa: - com Peeta, que jurou que faria o preciso pra mantê-la viva. Porém, o objetivo dela é justamente o contrário: manter Peeta vivo, custe o que custar. O que torna a tarefa muito mais difícil, com a arena muito mais violenta. Resta então, aos amantes desafortunados do distrito 12, arranjarem aliados e tomarem cuidado pra saber quem realmente está contra eles.
Esse é o melhor livro da série, - por motivos óbvios - o livro que mais promete, em meio a revoluções, lutas, arena e toda “desfortuna” do amor (ou quase amor) de Peeta e Katniss, que tentam sobreviver e vencer tudo e todos. Confesso que já simpatizo um pouco mais com o Peeta Mellark, mas ainda sou team Gale, e também prefiro o Peeta de A Esperança, mas isso são cenas dos próximos capítulos.

Do que eu mais gostei:
  • Bom,basicamente de tudo, apesar da “melosidade” entre Peeta e Catnip (dramatização), a história é bem animada e cheia de surpresas - cheia mesmo.
Escrito por Stephanie Freire

4 comentários:

  1. Adorei a Resenha, eu achei esse livro bem sangrento, mal posso esperar pela estreia do filme o/
    Beijos, Thaynara
    livroscombolinhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos Quatro (contando com Amanda e Stephanie) Thaynara, hahaha

      Otávio Braga

      Excluir
  2. Nossa, eu ainda não li. :/
    Na verdade a trilogia está na minha lista para começo do ano que vem ainda.
    Ótima resenha!

    http://maniasdeleitores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Essa trilogia é FANTASTICA!
    Li em 3 dias os 3, super adorei!
    E adorei sua resenha haha
    Em breve estaremos todos nas salas de cinema assistindo!!!!!
    Gio - clube das 6
    www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir