[RESENHA] DIÁRIO DE UM BANANA


Autor: Jeff Kinney 
Nº de Páginas: 219
Editora: V&R
 
Classificação: duas estrelas (mais como esse)
Não é fácil ser criança. E ninguém sabe disso melhor do que Greg Heffley, que se vê mergulhado no ensino fundamental, onde fracotes subdesenvolvidos dividem os corredores com garotos que são mais altos, mais malvados e já se barbeiam.
Diário de um Banana foi escrito pelo autor Jeff Kinney e publicado, aqui no Brasil, pela V&R
O livro, ou melhor, o diário, narra os acontecimentos da vida de Greg Heffley, um garoto que não é como os outros débeis, fracotes e subdesenvolvidos de sua escola. Ele acredita que um dia será famoso, por isso ele cria este “Livro de Memórias”. 
Imagino que, mais para frente, quando eu for rico e famoso, vou ter coisas melhores para fazer do que ficar respondendo a perguntas bestas o dia inteiro. Daí este livro vai vir a calhar.
página 02  
Então, é disso que se ocupa o livro, em mostrar todos os fatos que ocorrem com Greg, durante o ano escolar, em seu ponto de vista, logo este livro não vai ter aquele clímax, que mudará a história e tudo mais. 

Podemos perceber, prematuramente, que Diário de um Banana é uma obra voltada para o público infantil e ele cumpre muito bem esse papel de entretenimento para as crianças, tanto é que ele já esteve várias vezes entre “os mais vendidos”, ou seja, embora eu não tenha gostado do mesmo, isso não impede que minha irmã vá gostar (por exemplo), até porque para ela o livro seria bem divertido, e bem mais descontraído, de narrativas como os contos de fadas. 
O livro também conta com inúmeras (e divertidíssimas) ilustrações, que no caso teriam sido feitas pelo próprio Greg, e dão um teor mais divertido à narrativa. 
Os personagens também são muito cômicos, e vou atentar para o papel do protagonista, Greg, que, apesar da idade, não se mostra ser tão imaturo quantos os outros e se encaixa naquele molde de herói “improvável” e “impossível”. 
O último que gostaria de falar é que ODEIO livros escritos na forma de diário. Não gosto. Não sei o real motivo, mas não o acho tão envolvente quanto um narrativa normal, e logo isso contribui para a classificação desta obra. Já li outra série em formato de diário (Querido Diário Otário, que pretendo resenhar para vocês) que se assemelha muito a Diário de um Banana 
Portanto, Diário de um Banana acaba ficando com duas estrelas, que significaria dizer que o livro ainda serve para alguma coisa. 
Ei, você! Lembre-se de dar uma passadinha no Instagram do blog (@bookolicos) e participar da promoção deste divertidíssimo livro. 
Escrito por Otávio Braga

Um comentário:

  1. Eu acho tão divertido essa série. Sempre quis começar, mas bate uma preguiça hahaha

    Abraço!
    http://www.espacobooks.blogspot.com

    ResponderExcluir