[RESENHA] FALLEN

Autora: Lauren Kate
Nº de Páginas: 401
Editora: Galera Record
Classificação: duas estrelas (mais como esse)
Algo parece estranhamente familiar em relação a Daniel Grigori. Solitário e enigmático, ele chama a atenção de Luce logo no seu primeiro dia de aula no internato. A mudança de escola foi difícil para a jovem, mas encontrar Daniel parece aliviar o peso das sombras que atormentam seu passado: um incêndio misterioso levou Luce até ali. Irremediavelmente atraída por Daniel, ela quer descobrir qual é o segredo que ele precisa tanto esconder... mesmo que isso a aproxime da morte.
Quando comecei a ler este livro, logo percebi a existência de uma semelhança no mínimo imensa com Crepúsculo, pois ao ler a parte em que Daniel salva a Luce de ser decapitada por uma estátua gigante, rapidamente um vislumbre da cena em que o Edward salva a Bella de ser esmagada pelo carro passou por minha cabeça. E foi aí que minha frustração começou.

Ao decorrer do livro, fui notando vários fatos curiosos, tais como: por qual motivo a Luce é perseguida pelas “sombras”? E por que só ela vê? Qual é o motivo da maldição em torno da relação entre Daniel e Luce? Porque ela reencarna a cada 17 anos? E porque os anjos caídos estão em guerra?

É realmente decepcionante quando você chega ao final da "quadrigentésima" primeira página do livro sem saber nada mais nada menos do que você sabia nas primeiras cinquenta páginas.
Eu costumo dizer que é essencial que um livro tenha detalhes, para podermos entender melhor a história, e imaginá-la também. Só que este livro tem uma carência tão grande de detalhes que chega a ser confuso. Imagine aí: ela está narrando tranquilamente uma cena de romance entre ela e seu amado, e do nada, sem aviso, a cena muda completamente, e agora você se vê lendo uma cena de guerra. Estranho, não?
Agora, sobre o design: A capa do livro não me agradou. Sinceramente, não sei que mensagem quiseram passar com aquilo, mas não foi satisfatório para mim, ao contrário do layout de dentro, que é simples mas consegue ser deleitável.
Escrito por Amanda Braga

9 comentários:

  1. Ouvi muito gente comentando que o livro tem muita semelhança com Crepusculo mesmo. Dizem que no segundo livro a coisa melhora bastante, o duro é arriscar ler o segundo se você não gostou nada do primeiro.

    Parabéns pra equipe do blog pelas resenhas.

    Abraços

    http://reaprendendoaartedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito ruim fazer isso mesmo, aconteceu isso comigo quando li Divergente, que não gostei muito, mas já que o livro era de uma amiga, li Insurgente e gostei muito.
      Acho que isso se deve o fato do amadurecimento da ideia do autor, pois no primeiro livro ainda não temos uma história concreta, só devemos esperar que a história melhore. Não é?

      Otávio Braga

      Excluir
  2. Fato Amanda! Quando comecei o livro (como lhe falei) havia muita semelhança entre as duas sagas vampirescas: Crepúsculo e Diários do vampiro.
    Li ambas. Crepúsculo não me agradou nem um pouco , já TvD ERA ASSIM DIGAMOS "SUPORTÁVEL".
    Li Fallen por pura curiosidade, na época a serie nem era famosa( tanto que comprei o livro por 15 reais)
    E Fernando: sinto dizer mais isso não é verdade. Li o primeiro livro e não gostei muito. Comprei o segundo justamente para satisfazer a falta de explicações sobre os "mistérios" do livro inicial, resultado: Não consegui nem terminar de ler. O segundo livro é extremamente tedioso e confuso assim (e talvez até mais ) do que o primeiro.
    Acho que por falta de informações passadas pelo autor no primeiro livro acabou sobrecarregando o segundo fazendo dele uma verdadeira Tormenta.
    Mandy, amei a resenha, não "afrofraió" muito o livro, querendo ser delicada ao critica-lo, amei :D

    http://sunriseatcalifornia.blogspot.com/

    BJS

    ResponderExcluir
  3. OOOW Babi, obrigada pelo apoio!! É, realmente criei uma teia de eufemismos aí. muáá/

    Amanda Braga

    ResponderExcluir
  4. Eu já li primeiro e segundo livros dessa série e quero muito ler o próximo. Gostei bastante, e não, não acho "semelhança com crepúsculo" justificável para uma avaliação negativa. Tudo, não só livros, tudo é semelhante a outra coisa. Pode até ser que você ainda não tenha visto essa "outra coisa", mas ela existe.
    Quantos as dúvidas e pontas soltas, isso tem que acontecer em uma série, se não pra que existiriam as continuações?
    Enfim, respeito completamente que cada um deve manter sua própria opinião sobre o livro e fazer uma resenha crítica de verdade, só não concordei com o motivo das críticas. Enfim...

    fantasiandocomoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tainah!
      Eu entendo muito sua opinião e acho que a semelhança com Crepúsculo também não é justificável, até porque Crepúsculo é "odiado" só por ser modinha, mesmo ele tendo uma história mais aceitável que muitos outros livros, mas acho que Amanda (quem fez a resenha) esqueceu de dizer que o verdadeiro quesito que ela avaliou foi a fraqueza do livro, pois ela me passou a informação que o livro não prendia o leitor para querer mais...
      Enfim.
      Otávio Braga

      Excluir
  5. Não é um livro que tenha vontade de ler. Parece muito repetitivo (talvez por eu ter lido crepúsculo, também noto a semelhança logo na sinopse). Mas sei lá, a premissa em si já não me agrada.

    Quanto a capa, eu acho ela bem bonita, porém, como nunca li, talvez não bata muito bem com o livro, mas pra quem nunca leu, acho-a bem legal ^^

    Té mais...
    http://bmelo42.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Concordo com você em relação a enrolado só nas últimas páginas se descobre algo e os outros livros da série ela se perde completamente.

    ResponderExcluir