[RESENHA] ÉRAMOS SEIS



Autora: Maria José Dupré
Nº de Páginas: 192
Editora: Ática
Classificação: cinco estrelas (mais como esse)
A história de Dona Lola e sua família, uma bondosa e batalhadora mulher que faz de tudo pela felicidade do marido, Júlio, e dos quatro filhos: Carlos, Alfredo, Julinho e Maria Isabel. A vida de Dona Lola é narrada desde a infância das crianças, quando Júlio trabalha para pagar as prestações da casa onde moram, passando pela chegada dos filhos à fase adulta e de Dona Lola à velhice. Conforme os anos passam, vão se modificando as coisas na vida de Dona Lola: a morte de Júlio; o sumiço de Alfredo pelo mundo; a união de Isabel com Felício, um homem separado; a ascensão de Julinho, que se casa com uma moça de família rica. O título do livro vem da situação de Dona Lola ao fim da vida, sozinha num asilo: eram seis, agora só resta ela. Também são expostos no livro outras personagens, como os familiares de Lola: na cidade de Itapetininga, interior paulista, moram a mãe, Dona Maria; a tia Candoca; as irmãs Clotilde, solteira, e Olga, casada com Zeca, seu cunhado; na cidade, vive a rica tia Emília, irmã de seu pai; e a filha dela, Justina.
Conta a história de uma família, que é composta por: Dona Lola, a matriarca; Júlio Verne, o Pai da Família; e os irmãos: Carlos, Alfredo, Julinho e a caçula Isabel. O livro narra a vida dessa família desde a infância das crianças, passeando pela adolescência, vida adulta e por fim a velhice de dona Lola.

O que me impressiona é como o livro consegue cativar o leitor, de uma maneira única. O que fez querer escrever sobre ele foi o fato de ele ter marcado muito a minha infância, e até hoje estar presente na minha vida, afinal, eu posso ler ele quantas vezes eu quiser, e sempre percebo algo que eu não havia visto na leitura anterior. É mágico!

A leitura é leve e de fácil compreensão e mais do que isso, eu me sinto em uma outra década lendo ele, pois é um livro bem antigo, então é possível observar os termos usados naquela época e tudo mais.

Eu o recomendaria como um livro pra ler antes de dormir todas as noites, ou pra ler em duas horas, sentado em algum parque.
Escrito por Stephanie Freire

Um comentário:

  1. Minha mãe sempre me falou muito desse livro, mas nunca tive vontade de ler. Ainda não tenho muito, mas gostei da sua resenha

    Té mais...
    http://bmelo42.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir