[ENGRENAGENS E MAIS ENGRENAGENS] RESENHA DO FILME: SUCKER PUNCH - MUNDO SURREAL


Direção: Zack Snyder
Gênero: Ação
Duração: 127 minutos
Estreia: 25/04/11
Classificação: quatro estrelas (mais como esse)
Snyder criou seis grandes mundos para contar a história de Baby Doll (Emily Browning), uma garota enviada a um manicômio depois que seu padrastro descobre que ela é a única herdeira da mãe. O objetivo do homem é lobotomizá-la, para que a fortuna fique em suas mãos. A menina descobre então que tem apenas cinco dias até que o cirurgião chegue - e a pressão faz com que ela se refugie em sua própria mente. Na imaginação de Baby Doll, o asilo para insanos vira um bordel - de onde ela pode escapar com a ajuda de quatro amigas, enfrentando missões impossíveis.
E ai leitores?! Como estão?! Aqui estou eu de volta, e dessa vez com um review especial para vocês! É claro que nessa semana Steampunk não poderia faltar uma resenha de um filme que é puro Steampunk! Com direito a samurais, robôs gigantes, dragões, explosões e dançarinas de bordel, tudo isso ambientado num caótico sanatório dos anos 50. Agora, vamos ao nosso texto!

Sucker Punch começa contando a história de BabyDoll, que é dada como louca e internada por seu padrasto num hospício. Em 5 dias, Baby passará por uma lobotomia (Retirada de uma parte do cérebro. Em épocas antigas, a lobotomia era usada em pacientes com certos tipos de doenças mentais como forma de acalmá-los. Definição por: Superinteressante), e durante sua estadia no local, perdida em seus pensamentos, ela cria um mundo completamente alternativo, onde juntamente com um grupo de amigas, luta para sobreviver num lugar cheio de ameaças surreais.

Esse com certeza não é um filme fácil de entender (Risos). O que me levou a assisti-lo foi o elenco e os trailers, essencialmente. Eu detesto dar spoiler, mas acho que será preciso nesse caso.

Como eu disse, não é um filme fácil de entender porque é tudo muito misturado. É tanta referência que você fica confuso, a não ser que você seja ninja nível alfa e consiga extrair algum sentido logo de cara. No meu caso: sim, eu sou ninja (Mais risos), mas é um filme com tantas possibilidades, que para cada pessoa ele tem uma história diferente, ou seja, só quem sabe realmente o que se passa nessa bagunça é o diretor e criador do filme. Acho que nem o elenco entendeu o que estava fazendo! Enfim, vou tentar contar resumidamente a minha versão, que consiste na existência de três realidades dentro do filme.
  1. O mundo real: Ele engloba as partes do sanatório, onde mostra a convivência de Baby com médicos, enfermeiros, outros pacientes e com seu futuro procedimento de lobotomia.
  2. O refúgio mental (Bordel): Esta realidade, na verdade, representa uma tentativa de fuga da personagem em relação ao sanatório. Nele, as outras garotas, que também são pacientes e acompanham Baby em suas aventuras, vão aos poucos deixando a história de acordo com que passam pelo processo de lobotomia. Os donos do bordel na verdade são como ela imagina os enfermeiros no seu refúgio mental.
  3. O universo surreal: Aqui é onde ocorre a personificação dos medos de Baby. Os robôs, os samurais, dragões, soldados e outros inimigos, nada mais são do que seus medos que tomam forma de seres extraordinários.

Para finaliza: sim, “Sucker Punch” é uma completa loucura, porque o Steampunk é uma completa loucura. Como eu falei, cada um que assiste pode ter um tipo de interpretação em relação ao filme e realmente essa é a intenção. Falando agora no aspecto crítico, em geral é um filme bom, mas dirigido a um público bem específico, principalmente para o pessoal mais adepto da cultura nerd. Vale a pena ver? Claro! Vale a pena trazer a galera ver? Mais claro ainda! Vale a pena tentar entender? Sim, mas cuidado para não ficar louco, como eu já fiquei! Algo decepcionante nesse filme? Acho que as atuações poderiam ter sido bem melhores pois pelo elenco, que na minha opinião é bom, poderia ter havido um pouco mais de profundidade, mais entrega ao personagem, porém como eu falei acima é bem provável que os próprios atores não tenham entendido a história.

Ufa! É tanta coisa para falar que nem deu para resumir! Eu espero que vocês tenham gostado do texto e não se acanhem, se quiserem deixar a opinião de vocês ou sugestões de filmes podem deixar à vontade, afinal o bookólicos é para vocês, então sintam-se em casa! Aproveitem bastante esse especial Steampunk e até o próximo review!
Escrito por João Victor Leite
Comentário adicional de Otávio Braga: Vale ressaltar que este filme possui uma das melhores trilhas sonoras que já existiu no cinema, com direito à The Smiths e Eurythimics (interpretação de Emily Browning).
Fique aí com a música de Eurythimics, Sweet Dreams pela voz de Emily Browning:

4 comentários:

  1. Eu AMO esse filme, já vi várias vezes.

    Achei bem interessante como vc colocou sua visão dele aí. Eu acho que tudo que acontece nele acontece de verdade no sanatório, mas sem ser de verdade. Tipo, eu acho que tudo que vemos é a lembrança da Baby após a lobotomia. Tudo aquilo aconteceu de uma forma real, clara, mas a mente dela perdeu essa noção do que é real e do que não é, então as coisas que ela não consegue lembrar como aconteceu de verdade, ela cria uma versão surreal - bordel - mas aí quando ela não consegue explicar ali, aí ela vai para uma mais surreal ainda, e se ele não tivesse conseguido explicado no terceiro mundo, aí haveria um quarto ainda mais louco e aí um quinto, e assim por diante até que ela soubesse explicar como aconteceu a si mesma (e o filme seria ainda mais doidão, rs).

    Enfim, como vc falou, é uma zona tão grande que cada um tem o próprio entendimento, e honestamente essa é uma das coisas que mais me faz gostar do filme ^^

    Té mais...
    http://bmelo42.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Bruna!
      Também acho que seria bem legal o filme assim, kkkk. Um mundo surreal, supersurreal, megahipersurreal, e aí vai!

      Excluir
  2. Nossa, assisti esse filme ontem!
    Achei o começo, super interessante por isso deixei rolar.. admito que em alguns momentos do mundo surreal de Babydol eu quis largar mão, mas a curiosidade de saber se elas conseguiriam ou não fugir, foi maior!
    Posso dizer que gostei do filme, é uma loucura total, mas é um filme legal vai, e na minha humilde opinião não é TÃO divulgado assim, pois nunca tinha visto em nenhum lugar, ou eu que sou desatualizada, rs.
    Bjs Giovanna

    www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu assisti o filme e gostei, e enquanto eu assistia tentei entender as coisas malucas que acontecem e nem sempre conseguia, é realmente uma loucura total. Mas no todo eu gostei.

    Beijos :*

    ResponderExcluir